(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

MT laboratório avança na aplicação de metodologias avançadas


01-01-2013 17:30 - Mídia News

O MT Laboratório fornece apoio às atividades de promoção, prevenção e combate aos agravos na proteção da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. As atividades são de diagnóstico laboratorial, bem como para as ações de referência em Vigilância em Saúde contemplando dentre outras, as análises laboratoriais de média e alta complexidade.

Dentre as especialidades do laboratório estão contidos exames confirmatórios e a determinação da carga viral do HIV; as sorologias para as hepatites virais, doença de chagas, leishmaniose e demais doenças de notificação compulsória; a supervisão e monitoramento das baciloscopias de tuberculose e hanseníase.

Segundo o diretor geral do MT Laboratório, Marcelo Adriano Medes dos Santos, na área da Vigilância Ambiental, no MT Laboratório também são feitas análises da Qualidade da Água para Consumo Humano e, no âmbito da Vigilância Sanitária, iniciou as análises de produtos e alimentos.

Já no setor de Citopatologia o MT Laboratório realiza análises para câncer de boca, e possui a Unidade de Monitoramento Externo de Qualidade (UMEQ) que realiza o controle de qualidade das citologias de colo de útero, realizadas pelos laboratórios credenciados pela Saúde do Estado.

O MT Laboratório, tem o papel de coordenador a Rede de Laboratórios Saúde Pública em Mato Grosso, incluindo o cadastramento e supervisão dos laboratórios públicos e privados que realizam análises de Vigilância em Saúde, formando a Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Redelab/MT).

Outro importante serviço é o monitoramento por exame laboratorial na área da vigilância epidemiológica para o apoio e diagnostico da Síndrome Gripal (Influenza Sazonal, Hantavírus e Isolamento Viral para Dengue).

No ano de 2012 o MT laboratório realizou 76.451 análises laboratoriais de saúde pública, 10.870 procedimentos citopatológicos. Na área de supervisão, foram realizadas 19 vistorias em laboratórios, quanto aos programas de tuberculose e hanseníase, 14 laboratórios municipais tiveram supervisão e treinamento para diagnóstico da malária, 13 Escritórios Regionais de Saúde foram monitorados e acompanhados na implantação de novos módulos do sistema de gerenciamento de ambiente laboratorial, além da capacitação de 47 servidores do MT laboratório em oficinas e fórum, dentro e fora do Estado.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos