(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Governo nega sobrepreço em compra e anuncia envio de explicações ao TCE


14-12-2012 17:43 - HiperNotícias

A Secretaria de Estado de Administração e o Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) garantem que não houve sobrepreço na aquisição de equipamentos da Compwire Informática, no valor de R$ 15 milhões, e anunciaram nesta quinta (13) que o esclarecimento será enviado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) na próxima semana. Existe um consenso no governo de Mato Grosso de que os equipamentos são essenciais para a modernização e ampliação do parque tecnológico do Cepromat, principalmente por conta das novas atribuições do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Mato Grosso (Fiplan), que inclui a folha de pagamento detalhada.

O secretário adjunto da SAD, coronel José de Jesus Nunes Cordeiro, assegurou a HiperNoticias que é praticamente impossível fraudar o pregão presencial, porque é transmitido ao vivo, gravado e os dados ficam à disposição por 30 dias. No caso específico da Compwire, ele observou que o governo de Mato Grosso comprou o conjunto de equipamentos de informática, mais os serviços de instalação, manutenção, treinamento e suporte tecnológico.

“Pelo formato da análise do TCE, tudo indica que foi pesquisado apenas os preços dos equipamentos, o que, no caso desse pregão, não é tudo. Vamos mostrar para o tribunal que, na aquisição, estão inclusos também outros serviços, como instalação, manutenção e suporte tecnológico”, argumentou coronel Cordeiro.

Além disso, Jesus Cordeiro comparou o caso à compra de um carro. “Se você comprar o modelo duas portas, paga um valor ‘X’. Mas, se preferir um modelo quatro portas, com ar condicionado, trava e vidro elétrico, então, irá pagar ‘Y’ pelo produto que aparentemente é o mesmo. Parece o mesmo, mas não é”, justificou o secretário adjunto da SAD, que, de sua sala, acompanha pelo computador, ao vivo, todos os pregões do Estado.

Cordeiro entende que a auditoria do TCE talvez não tenha se atentado às especificações técnicas da compara.

O presidente do Cepormat, Djalma Souza Soares, lembrou que o órgão apresentou à SAD as especificações técnicas com base nas necessidades do Estado. “Há mais de dez anos não havia um investimento dessa envergadura, embora as atribuições do Cepromat tenham se avolumado, consideravelmente”, apontou Djalma Souza, mostrando as instalações para a reportagem do HiperNoticias.

“Estamos implementando a solução de processamento, armazenamento e comunicação a serem instaladas na datacenter do Cepromat para atender à demanda de estruturação de ambiente, além da aquisição de equipamentos de informática”, explicou Souza Soares.

Para equacionar o problema de constantes quedas de energia que atormentam os órgãos públicos do Centro Político e Administrativo (CPA), inclusive o Palácio Paiaguás, o Cepromat está a substituindo os grupos geradores do órgão: dois potentes motores, com 500 kilowatts (kva), substituindo os antigos, ‘beberrões’ e caros de 171 kilowatts – cada.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos