(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Silval adere à campanha de combate à violência contra a mulher


12-12-2012 10:27 - Reporter MT

A campanha do Laço Branco – Homens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher - ganhou nesta quinta-feira (06.12) o apoio do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. A intenção é oferecer melhor estrutura para as ações de combate à violência. O compromisso foi firmado durante um encontro com representantes do Tribunal de Justiça e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), no Palácio Paiaguás.

A defensora pública e presidente do CEDM-MT, Rosana Leite, comemorou o apoio do Governo do Estado e afirmou que a campanha visa diminuir os números da violência contra a mulher em Mato Grosso. “Esse foi o apoio mais importante que recebemos, pois o governador se comprometeu a dar mais estrutura. Nessa campanha os homens devem colocar o laço branco e dizer: ‘eu não pratico e sou contra os que praticam’. Com a adesão masculina teremos grandes avanços” , frisou.

O governador colocou o laço branco - símbolo da campanha- e garantiu que a Secretaria de Segurança Pública está a disposição do projeto e declarou apoio a reestruturação da delegacia da mulher. “Essa é uma responsabilidade de todos. Você que vê uma agressão deve denunciar. E você mulher, se for agredida, deve ir a uma delegacia e registrar a ocorrência que o Estado vai tomar todas as providências. Mato Grosso é o terceiro estado que mais aplica a lei Maria da Penha”.

O compromisso assumido pelo governador do Estado deu a certeza de que haverá esforços para diminuir os índices de violência em Mato Grosso, segundo a juíza e coordenadora da Vara da Mulher em situação de violência, Ana Cristina Fernandes. “É gratificante quando um governante faz um compromisso público, por isso tenho certeza de que vamos conseguir melhorar o atendimento nas delegacias. 2012 foi um ano crítico nessa área e nós temos que avançar com políticas públicas e implementar o que for necessário para reduzir esses números”.

Origem

Conforme a juíza, a campanha do Laço Branco é internacional e surgiu no dia 6 de dezembro de 1989, em Montreal no Canadá, depois que Marc Lepine, de 25 anos, matou 14 moças que cursavam engenharia. Ele não concordava com o acesso feminino em uma área preenchida por maioria de homens na época. Após o ato de terror, os homens saíram às ruas usando laços brancos e fizeram protesto para mostrar que não concordavam com a visão machista. (Com Assessoria) 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos