(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Maninho não cumpre expediente no Pronto Socorro de VG


05-12-2012 16:54 - Hiper Notícias

 Embora tenha prometido mudar o gabinete do Palácio Júlio Domingos Fiote de Campos para o Pronto Socorro de Várzea Grande, durante o mês de dezembro, o prefeito Antônio Gonçalo Pedroso Maninho de Barros (PSD) não honrou o compromisso.

É certo que ele passa diariamente cerca de duas horas, na sala da diretoria geral do Hospital e PSM, mas, antes do horário de almoço, segue para o Paço couto Magalhães, só voltando à maior a unidade sanitário do município no dia seguinte.

O mais agravante é que greve dos médicos continua. O secretário municipal de Governo, Éder Moraes, porta voz da prefeitura, anunciou semana passada, em entrevista coletiva, no Paço Couto Magalhães, que os médicos haviam recebido o que lhes era devido e tinham decidido pôr fim ao movimento paredista. Eder Dias disse que o prefeito-tampão Maninho de Barros, inclusive, antecipou o data do pagamento de 1º de dezembro para 28 de novembro. Pelo jeito, não adiantou.

A reportagem do Hipernotícias passou toda manhã desta terça-feira (04), no Pronto Socorro de Várzea Grande, percorrendo alguns áreas internas, como a pediatria, o laboratório, o raio ‘X’ e o box de emergência adulto. Maninho não apareceu.

Através do secretário de Saúde, vereador Marcos Boró Moraes, a informação era de que “estava em reunião com médicos” e saiu por volta das 11hs. Mas Boró não quis aprofundar na questão da ‘transferência de gabinete’.

“Ele vem todos os dias, fica em média duas horas e, depois, vai embora”, contou um funcionário, que pediu par anão ser identificado, ao passar a informação para o Hipernotícias.

No box de triagem da pediatria do PSM, um cartaz avisa que só estão sendo atendidos casos de urgência e emergência.
Hugo Dias/HiperNotícias

Na própria triagem feita por uma enfermeira, praticamente define-se quem vai ser ou não atendido: uma caneta ‘marca texto’ é usada. A cor vermelha, no prontuário, representa atendimento de urgência, enquanto a cor amarela determina atendimento prioritário. Já a cor verde é para os casos que podem esperar – e como esperam.

Quando a equipe de reportagem acabava de chegar, por volta das 8hs, duas senhoras partiam, extenuadas pela longa espera por atendimento, desde a metade da madrugada de ontem. “Dizem que só atenderiam [com urgência] se as crianças estivessem com febre. Onde já se viu? Chegamos às 5h e a previsão de atendimento era para depois das 11hs”, denunciou Marilza de Abreu Lima, 29 anos, mãe da pequena Camile, 6.

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Ao invés de explicar os motivos da continuidade da greve dos médicos, o secretário Marcos Boró preferiu enaltecer o trabalho da administração Maninho de Barros em praticamente zerar a fila das cirurgias ortopéticas de baixa e média complexidade, no Hospital e Pronto Socorro Municipal.

“Assumimos com 79 pacientes à espera por cirurgia e realizamos 75”, lembrou ele, para a reportagem do Hipernotícias.

A equipe do ortopedista Rafael Frederico Vaz Curvo, coordenador de Ortopedia e Traumatologia do PSM de Várzea Grande, chegou a trabalhar até 17 horas por dia, para vencer a ‘fila da vergonha’, com chegou a ser batizada.

Apenas as quatro cirurgias de alta complexidade, já agendas para o Hospital Metropolitano do Cristo Rei, de propriedade da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, não foram realizada.

EFETIVADOS

Antônio Gonçalo Pedroso Maninho de Barros assinou na segunda-feira (03) a certificação dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Várzea Grande. Essa efetivação era reivindicada desde 2007 pela categoria.

Agora, após a publicação do ato, este segue para homologação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que determinou essa ação administrativa.

“Sabemos o quanto esse ato é importante para os nossos agentes de saúde e de combate às endemias. Estaremos sempre ao lado da categoria”, declara Maninho de Barros. Ele lembrou que, mesmo antes de assumir o comando da prefeitura, já havia se manifestado favorável à causa dos agentes de saúde, defendendo-os seguidamente quando exercia o mandato de vereador.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos