(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Cidade de MT é a única do CO com risco de surto da dengue, diz Saúde


03-12-2012 15:18 - Primeira Hora

O Ministério da Saúde apontou nesta terça-feira (27) que a cidade mato-grossense de Tapurah, localizada a 414 quilômetros de Cuiabá é a única da região Centro-Oeste que apresenta risco de surto da dengue. Com índice de infestação de 5,4% da doença, cinco vezes maior que o recomendado, os focos de larvas do mosquito da dengue se alastraram pela cidade.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, de 1º de janeiro a 22 de outubro deste ano, a cidade registrou 355 casos da doença, contra apenas 33 no mesmo período do ano passado. O Ministério da Saúde diz que Tapurah integra grupo de 77 municípios que apresentam risco de surto.

A possibilidade de surto foi apontada por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que coletou amostras aleatórias de larvas do inseto transmissor da dengue em todo o país. O índice de infestação é considerado ideal quando está abaixo de 1%. Entre 1% e 3,9%, o sinal é de alerta. Acima de 4%, o risco é de surto, como é o caso de Tapurah.

Em entrevista ao G1, o prefeito da cidade, Milton Gueller afirmou que monitora os casos de dengue. “O foco da ação tem sido na limpeza de terrenos, na coleta de lixo e no combate efetivo do avanço da doença, principalmente, com a ajuda da população‘‘.

Segundo o prefeito, apesar de a ação de combate à dengue ter se iniciado desde 2009 a incidência de chuvas é propícia para o aumento dos focos da doença na região. “A nossa maior preocupação neste momento é trabalhar forte para diminuir este índice. Estamos vigilantes e trabalhando muito, a ordem é manter cada vez mais a limpeza da cidade e cuidar para que a doença não encontre mais espaço‘‘. O prefeito afirmou ainda que convocou uma reunião com todas as secretarias para intensificar o trabalho de combate e prevenção à dengue na cidade.

Durante a apresentação do levantamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta para que os novos prefeitos não descuidem das medidas de prevenção e controle da dengue. “O LIRAa é uma espécie de fotografia da dengue nos municípios, mas o risco persiste e a ação deve ser redobrada nesse período de maior ocorrência da doença", afirmou o ministro.

Para a secretaria de Saúde de Mato Grosso, a infestação da dengue na cidade confirma uma tendência natural após a circulação do vírus tipo 4 da doença no estado que deixou a população mais suscetível à dengue.

Ainda de acordo com o levantamento, sete municípios de Mato Grosso ainda estão em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%. A capital do estado, Cuiabá (3,1), Cáceres (3), Santa Carmen (1,7); Rosário Oeste (1,7); Tangará da Serra (1,5); Alta Floresta (1,1) e Diamantino (1,1).

De acordo com o Ministério da Saúde, outro grupo de municípios está em uma situação mais confortável, com índice de infestação menor que 1%. São eles: Barra do Bugres (0,8); Pontal do Araguaia (0,5); Sapezal (0,5); Nova Olímpia (0,3); Poconé (0,1); São José dos Quatro Marcos (0).

O próximo LIRAa, informou o Ministério da Saúde, deve ser realizado no primeiro trimestre de 2013 e contará com 43 mil aparelhos eletrônicos portáteis, que serão fornecidos por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos