(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

CGTB reeleita por consenso para o Conselho Nacional de Saúde


29-11-2012 15:30 - CGTB

A CGTB foi reeleita por consenso para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), através do seu secretário de Saúde do Trabalhador, Jorge Venâncio, no processo eleitoral realizado na terça-feira (27) que elegeu as entidades que vão fazer parte do colegiado pelos próximos três anos.

A eleição se deu por meio das Plenárias dos Segmentos, conforme a Resolução 457/2012, que regulamentou as eleições para o triênio 2012/2015. Assim, as entidades postulantes foram divididas conforme suas representações: usuários, trabalhadores e prestadores de serviço em saúde.

Como estabelecido na Resolução CNS nº 453/2012, que dispõe sobre a instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde, a formação do Conselho Nacional se dará da seguinte forma: 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde; 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

Após um período de discussões, cada segmento elegeu, dentre as entidades habilitadas, as titularidades e as respectivas 1ª e 2ª suplências, correspondente ao seu segmento. No segmento dos usuários foram eleitas 24 representações para titular, 24 para 1º suplência e 24 para 2ª suplência. Já o segmento dos trabalhadores ficou com 12 vagas para a titularidade e 24 destinadas às suplências. Entre os prestadores de serviços de saúde a representação ficou garantida com 4 titulares e respectivas suplências.

De acordo com Kátia Souto presidente da Comissão Eleitoral do CNS, as eleições ocorreram normalmente. Para ela, o processo eleitoral reafirma a importância da participação social para o fortalecimento da democracia participativa. "As eleições fortaleceram a participação social e o controle social do Sistema de Único de Saúde (SUS). Todos os segmentos tiveram uma participação efetiva e um rico debate, respeitaram as regras e mantiveram o respeito uns aos outros. Com isso o CNS sai fortalecido neste processo", ressaltou.

A posse das novas entidades e movimentos acontecerá no próximo dia 13 de dezembro.

Com informações do Conselho Nacional de Saúde 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos