(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

TCE julga contas de Henry na Saúde de MT


28-11-2012 20:21 - Flávia Borges, repórter do GD

 Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgam nesta quinta-feira (29), em sessão extraordinária, as contas da Secretaria Estadual de Saúde, referentes ao exercício de 2011, quando o deputado federal Pedro Henry (PP) comandava a pasta. O atual secretário, Vander Fernandes, também responde como gestor no período, pois assumiu o cargo em novembro de 2011.

A saúde é um dos setores mais problemáticos do governo Silval Barbosa (PMDB) e motivo de inúmeras críticas à gestão peemedebista. Com a nomeação de Henry, em 2010, Silval esperava “controlar” a crise já instalada no setor, pois o progressista é médico. O problema vem se arrastando há anos, chegando ao ponto de exigir agora a interferência do Ministério Público Estadual (MPE), que acionou a Justiça para obrigar o Estado a fazer repasses em atraso para os municípios.

Henry elegeu-se deputado federal em outubro de 2010. Mesmo com a candidatura barrada pelo TRE com base na Ficha Limpa, o progressista conseguiu o aval do TSE.

Trajetória de Henry

Pedro Henry respondeu a dois processos no Conselho de Ética da Câmara, em 2005 e 2006. Como líder do PP, ele foi acusado por Roberto Jefferson de receber o mensalão. O relator de seu processo, Orlando Fantazzini (PSOL-SP) pediu a cassação, mas seu parecer foi derrotado. O arquivamento de seu caso foi confirmado pelo plenário da Câmara por 255 a 176 votos.

Um ano depois, Henry voltou a ser julgado no conselho, dessa vez envolvido no esquema dos sanguessugas. O relator, Mussa Demes (DEM-PI), foi contra a perda do mandato do colega. Henry foi salvo ainda por um petista, o deputado Eduardo Valverde (RO), que se absteve, mas criou o impasse da não obtenção da maioria de votos. Valverde recuou e votou pela absolvição de Henry. Em seguida, o parecer pelo arquivamento foi aprovado. Por falta de tempo, já no final da legislatura, esse caso nem foi apreciado no plenário.

Na última semana, Henry foi julgado por participação no escândalo do mensalão. Foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva e terá que cumprir pena de 7 anos e 2 meses de prisão.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos