(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Coleta falha e lixo amontoa pelos bairros com ameaça à saúde pública


22-11-2012 12:41 - Olhar Direto

Os responsáveis pela coleta de lixo da Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá tem falhado na retirada dos resíduos na cidade. No Bosque da Saúde, por exemplo, a rua G, paralela à avenida do CPA, o cenário não combina com o nome do bairro. “É um caso de saúde pública”, como reclama a síndica do Condomínio Edifício Caravelas, Sanny Costa, onde reside um secretário de Estado e é endereço de três deputados estaduais.

A área é nobre em Cuiabá, mais há problemas também em outros bairros próximos ao centro e afastados da zonas abastadas da cidade. Presidentes de associações de bairros citam o motivo dos atrasos carros de coleta quebrados. A frequência tem ocorrido uma vez por semana, sustentam, quando a programação desde 2010 da prefeitura prevê três vezes.

A síndica explica que uma das causas dos problemas é o lixo do comércio de lanches na avenida do CPA, os famosos “baguncinhas”, próximo aos bancos. “Se não criar critério, para os baguncinhas, tem que resolver. Agravou depois que começou a chover. Junto com o lixo da chuva tem a boca de lobo entupida”, diz. “Fiz reclamação por escrito. Falei no celular com pessoas e chefes na prefeitura”, descreve sua peregrinação para resolver o entulho de lixo.

“Tem lixo, rua esburacada, que não passa nem carro. Eles estão passando uma vez por semana. Eles estão passando mais na quarta. Uma vez por semana acumula muito lixo”, cobra o presidente da Associação de Moradores do Bairro Carumbé, Deacil da Costa Monteiro. “Moradores reclamam e muito. A gente vai na prefeitura, eles falam que quebrou caminhão. A obrigação deles é colocar outro caminhão e resolver”. No bairro Bela Vista, a precariedade seria a mesma.

Os bairros ficam entre as ilhas imobiliárias valorizadas do Jardim Itália e Bosque da Saúde. Ele explica que “tem que ficar batendo duro”, porque sem “sem ser feriado, direto tem acontecido (falta de coleta).

A síndica do Bosque da Saúde explica as complicações do acúmulo do lixo. “Falei na prefeitura. Tem mais semana que pedi. Com a chuva, volta a água para dentro da garagem do prédio”, explica. “A situação é da rua inteira sem saída. Meninos drogados que estão aqui. Casos de coco de pássaro. Hoje mesmo amanheceu tudo esparramado”.

A falta de coleta de lixo tem sido constantes em bairros de Cuiabá, e não somente nos períodos de feriado prolongado, como o ocorrido nos últimos dias. Principalmente nos bairros próximos às áreas nobres ou afastados do centro.

O presidente da associação do Planalto, Roberto Lenzi, afirma que a coleta tem sido duas vezes por semana na localidade, mas que “teve acúmulo”. “Há uns 15 dias ficou lixo acumulado. Liguei na prefeitura e eles disseram que estava resolvendo o problema e ia começar fazer coleta. Eu vi eles fazer coleta hoje”, constata.

No bairro, Despraiado, o presidente da associação, Isail de Jesus e Silva, reclama da falta de educação dos moradores, e que o lixo não tem acumulado.

No bairro Alvorada, o presidente Vanderlei Alves de Morais diz que “tem lixo e bestante”. “Frequentemente está desregulado a situação de coleta do lixo da prefeitura. Eu ligo lá, às vezes, não está diretor. Converso com motoristas, eles falam que o problema é de carro estragado”, afirma. “Atrasou também no feriado, não passou regular. Às vezes tem passado, às vezes não, e uma vez por semana. A coleta está irregular, está com lixo para todo lado”.

No bairro, Areão, próximo ao centro, o presidente Edney Mauricio Pereira, também fala em lixo na rua e o caminhão “passa duas vezes por semana” e fez o serviço durante o feriado.

A reportagem não conseguiu contato e respostas ao entrar em contato com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), o secretário de Serviços Urbanos, Andelson Gil do Amaral, e a assessoria da secretaria até a conclusão desta matéria. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos