(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Pacientes entram no HMVG com ordem judicial


22-11-2012 12:39 - Hiper Notícias

Três pacientes internados no Hospital Metropolitano de Várzea Grande para realizar cirurgia ortopédica, entraram na unidade por meio de ordem judicial. O registro foi feito durante visita do Hipernotícias ao hospital no dia 12 de novembro.

Os pacientes entrevistados estavam na enfermaria C-2 do HMVG. Os três foram transferidos dos pronto-socorros de Cuiabá e Várzea Grande há muitos dias.

O mecânico Vicente Mendes da Cruz Neves, 53 anos, estava internado há 19 dias no Pronto-Socorro de Cuiabá por uma lesão na tíbia (mais conhecida como a canela da perna) causada por acidente de moto. Segundo ele, sua irmã entrou com medida judicial para que pudesse realizar a cirurgia. A operação foi feita no dia 13 de novembro.

Vicente Mendes disse que ontem (15) o médico que o operou (ele não sabia o nome do médico) disse que poderia ir para casa, “mas eu disse que eu não teria como ir porque estava com muita dor. Aí, ele disse que tudo bem, e que eu poderia ir no dia em que eu estivesse melhor”, explicou.

O auxiliar de produção Fagner Moura Castilho, 19, e o auxiliar administrativo Tiago Araújo Lima, 20, também foram parar no HMVG com ordem judicial. Caso contrário, ainda estariam nos Pronto-Socorros de Várzea Grande e de Cuiabá, respectivamente, aguardando serem operados. Os acidentes de ambos também foram causados por moto.

Fagner ficou 60 dias em Várzea Grande esperando por uma cirurgia na escápula esquerda, localizado na região superior ao tórax. Durante esse tempo, o osso colocou errado e Fagner não sabia o que seria feito. Há nove dias está no HMVG e a previsão é que sua cirurgia seja realizada no dia 21 de novembro.

Tiago Araújo estava há 67 dias em Cuiabá com lesão no joelho, e graças à ajuda de um deputado estadual, que não quis revelar o nome, foi para o Hospital Metropolitano no dia 1 de novembro. Até o momento aguarda data para realizar a cirurgia.

Todos elogiaram o HMVG e ressaltaram a limpeza e conforto do local, mas reclamaram também da demora em realizar as cirurgias.

OUTRO LADO

Apesar do universo de entrevistados se resumir a três pacientes, as informações são que existem muitas pessoas aguardando, com ordem judicial, serem internadas no hospital. A reportamgem pediu explicação ao superintendente do Instituto Pernambucano de Assistência Social (Ipas), Edemar Paula da Costa, sobre a situação de pacientes que entram com ordens judiciais. Na avaliação do superintendente responsável por gerenciar o HMVG, ainda há a cultura das ordens judiciais, mas que o Ipas está no processo para acelerar a realização das cirurgias.

Segundo Edemar da Costa, a administração do hospital vai atuar como “efeito sanduíche”, “isso quer dizer que vamos pegar os pacientes que estão no topo da lista e aqueles que estão vários meses esperando por uma cirurgia”, enfatizou.

De acordo com o Ipas, havia uma lista de mais de 2 mil pessoas aguardando a realização de cirurgia, a maioria ortopédica. Em um ano de atuação efetiva foram realizadas 987 cirurgias.

O Governo do Estado de Mato Grosso já investiu desde maio de 2011 em torno de 30 milhões no Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Existem 324 funcionários na unidade. Entre os médicos, 19 são da ortopedia, 17 da cirurgia geral, 12 anestesistas e 12 intensivistas.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos