(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Cuiabá começa mutirão de exames


22-11-2012 10:51 - Diário de Cuiabá

Começou ontem a mobilização dos estados e municípios para realização da testagem em massa de HIV, sífilis e hepatite. O objetivo é realizar 500 mil exames em todo o país. Em Cuiabá, as ações irão começar segunda-feira (26), com um evento marcado para dia 1º de dezembro, na Praça Alencastro.

De acordo com assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mobilização na capital será focada em chamar as pessoas para as policlínicas, onde os testes são realizados diariamente.

A enfermeira Maiara Moraes, responsável pela articulação da semana de testagem em Cuiabá, informou que faixas serão colocadas na fachada das policlínicas a partir de segunda-feira, e que panfletos serão distribuídos em cada unidade. “Os testes poderão ser realizados qualquer dia da semana, sem precisar marcar uma consulta. O resultado fica pronto minutos depois”, disse.

Sobre o evento no Dia Mundial na Luta Contra a Aids na Praça Alencastro, no sábado (1°), Maiara explicou que serão montadas unidades temporárias para a distribuição de material educativo e preservativos.

O exame rápido também poderá ser feito na praça. “Uma semana depois disso continuaremos com a distribuição de folder e com as faixas, pra dar continuidade a mobilização”.

Outro ponto ressaltado pela enfermeira é que, se as empresas solicitarem, os exames rápidos podem ser realizados in loco. “A empresa também pode mandar um ofício para a secretaria solicitando palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis”.

O exame rápido necessita de apenas uma gota de sangue e fica pronto trinta minutos depois.

 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos