(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Câncer de pele - Campanha nacional oferece exames


12-11-2012 18:32 - Diário de Cuiabá

O câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge os brasileiros. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que a doença representa 25% de todos os tumores malignos, sendo que para este ano são estimados 134.170 novos casos, a maioria em mulheres (71.490). 

No próximo dia 24 de novembro, data em que celebra o “Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará um mutirão de atendimento gratuito que tem como slogan “Evite o câncer de pele: faça exame preventivo gratuito”. Há 13 anos consecutivos, sempre no último sábado deste mês, a entidade realiza o exame, o que possibilitou o atendimento de 420 mil pessoas. 

De acordo com a coordenadora da campanha em Mato Grosso, dermatologista Noemy Sonia Ueno, os casos detectados de câncer de pele mais urgentes serão operados no mesmo dia. Os demais serão agendados. “Quanto mais precocemente a doença é detectada maior a chance de cura e melhor a qualidade de vida do paciente”, comentou. 

Todos os interessados podem ir aos postos para exame preventivo gratuito neste dia. Contudo, a presença dos pacientes de risco é fundamental. Enquadra-se no grupo quem tem caso de câncer da pele na família, pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia, possui uma pinta que está mudando de cor e uma “feridinha” que não cicatriza e se expõe muito ao sol. 

Em todo país, serão ao todo 144 postos que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e tratamento da doença, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. 

Em Mato Grosso, as ações serão realizadas nas cidades de Cuiabá, no Hospital Universitário Julio Muller, em Sinop, no Centro de Especialidades Médicas e em Rondonópolis, no Ambulatório de Dermatologia do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin (CEADAS). 

DADOS – De acordo com a assessoria de imprensa dos organizadores do evento, em 2011, a ação de Combate ao Câncer da Pele da SBD atendeu a 1.726 pessoas em Mato Grosso, sendo que as mulheres foram maioriae respondem por 1.056 dos atendimentos (61,18%). Do total de pessoas examinadas no Estado, 67,28% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 14,18% foram diagnosticadas com câncer da pele. 

Em Cuiabá, foram atendidas 217 pessoas durante a ação, a maioria mulheres (58,99%). Destas, 13,82% foram diagnosticadas com câncer da pele. 

Já em Sinop, os números foram maiores, 392 pessoas atendidas, 63,68 % foram mulheres e de todos os pacientes 18,37% foram diagnosticadas com câncer da pele. Já em Rondonópolis foram atendidas 418 pessoas, sendo 60,29% mulheres e só 8,37% pacientes foram diagnosticados com câncer da pele.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos