(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Após reunião atendimentos de saúde pelo Consorcio do Vale do Arinos foram garantidos, pelo menos até o final do ano.


09-11-2012 12:45 - Porto Notícias

A presidente do Consórcio Regional de Saúde do Vale do Arinos, que abrange os municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã, convocou uma reunião de emergência com os prefeitos para decidir o futuro do Consórcio que comtempla a população dos 04 municípios com atendimentos na área de saúde.

A reunião foi convocava pela gestora do Consórcio e secretária de Saúde de Porto dos Gaúchos, Kelly C. D. Bündchen pela eminencia da paralisação das atividades por falta de recursos, já que o governo do estado não repassa alguns recursos a pelo menos 08 meses e também os municípios de Tabaporã e Juara tinham alguns débitos e com isso até mesmo os recursos para folha de pagamento dos médicos estava comprometida.

Durante a reunião realizada na manhã desta segunda-feira (05), na sede do Consórcio em Juara e que contou com a presença da prefeita de Porto dos Gaúchos, Carmen Lima Duarte, do prefeito de Novo Horizonte do Norte João Antônio de Oliveira e do vice-prefeito de Juara Roberto Sacheti, ficou acertado que os municípios que estavam com pendencias vão depositar uma pequena parte dos atrasados e firmaram o compromisso de os 04 munícipios manterem em dia os repasses dos meses de outubro, novembro e dezembro, garantindo assim o atendimento médico de ortopedia e ginecologia e a volta dos 03 profissionais médicos ao trabalho, pelo menos até o final do ano.

O prefeito de Tabaporã Percival Cardoso não estava presente na reunião, mas por telefone o secretário municipal de Saúde Juliano Cabral garantiu também honrar o compromisso firmado entre os municípios que integram o Consórcio Regional de Saúde.

A falta de repasse do governo do estado aos municípios foi amplamente discutida na reunião e mais uma vez os deputados estaduais Riva e Luciane Bezerra, que representam o vale do Arinos no parlamento mato-grossense foram lembrados e devem receber a cobrança dos gestores no sentido de atuar junto ao governo do estado, intercedendo pelos municípios que se sentem penalizados pelo governo e tendo que arcar sozinhos para manter os atendimentos de saúde para a população.

A gestora do Consórcio Regional de Saúde Kelly, fez questão de destacar que realmente os municípios estão sendo penalizados devido ao atraso dos repasses financeiros por parte do governo do estado, enalteceu a parceria entre os gestores dos 04 munícipios que chegaram ao acordo para não parar os atendimentos a população e parabenizou os municípios de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos por conseguirem manter os repasses ao Consórcio em dia mesmo com a falta de repasses pelo governo do estado. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos