(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Programa de combate à hanseníase é tema de documentário alemão


09-11-2012 12:22 - Primeria Hora

O Programa de Combate à Hanseníase, desenvolvido em Mato Grosso nos últimos 30 anos, vai ser tema de um documentário alemão que começa a ser produzido na próxima semana, em Rondonópolis. O coordenador da Associação Alemã aos Hansenianos e Tuberculosos – DAHW, Manfred Robert Göbel – responsável pelas ações do programa no Estado – acompanha o trabalho da equipe de televisão na cidade, no período de 12 a 14 de novembro.

A missão de Göbel no território mato-grossense começou no final da década de 1970. A primeira tarefa do profissional de enfermagem, foi oferecer um treinamento sobre hanseníase em Campo Grande (MS). Em seguida veio para Rondonópolis e começou a promover campanhas e mutirões de combate à hanseníase, com a implantação de nove minipostos de saúde e o treinamento dos agentes comunitários da zona rural por meio de uma parceria com a Pastoral da Saúde.

UM convênio firmado com o governo da Alemanha resultou na construção do setor de dermatologia sanitária anexo ao Centro de Saúde do Jardim Guanabara. Naquele local uma equipe multidisciplinar oferece atendimento às pessoas com diagnóstico da doença. Göbel atuou em Rondonópolis até 1992. Depois se transferiu para Cuiabá com a missão de coordenar a DAHW em todo Estado e permanece à frente da entidade até agora. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos