(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Atendimentos através do Consórcio do Vale do Arinos são garantidos após reunião


06-11-2012 13:10 - Nortão Notícia

A presidente do Consórcio Regional de Saúde do Vale do Arinos, Kelly C. D. Bündchen, convocou uma reunião com os prefeitos dos municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã - atendidos pelo consórcio - em caráter de emergência, no intuito de discutir a respeito do pagamento de repasses relativos à saúde que estão em atraso.

Diante da provável paralisação das atividades de atendimento por conta da falta de repasses, decidiu-se pela realização da reunião. A situação é caótica, pois há pelo menos oito meses os municípios de Tabaporã e Juara não dispõem de recursos nem mesmo para arcar com as despesas de folha de pagamento dos médicos.

Na reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (5) na sede do Consórcio em Juara, estavam presentes a prefeita de Porto dos Gaúchos, Carmen Lima Duarte, o prefeito de Novo Horizonte do Norte, João Antônio de Oliveira e do vice-prefeito de Juara, Roberto Sacheti. Na ocasião, foi deliberado que os municípios que estão com pendências irão efetuar uma parcela dos pagamentos, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro, de modo a garantir o retorno de três profissionais da saúde e o atendimento médico em ortopedia e ginecologia, pelo menos até o fim deste ano à população.

Por telefone, o prefeito de Tabaporã, Percival Cardoso, informou através do secretário municipal de Saúde, Juliano Cabral, que irá honrar o compromisso com o Consórcio Regional de Saúde.

Durante a reunião, a falta de repasses por parte do governo estadual aos municípios foi alvo de discussões, sendo que os deputados estaduais Riva e Luciane Bezerra, os quais representaram o vale do Arinos no parlamento, foram citados e deverão reforçar a reivindicação, de modo a interceder pelos municípios que têm sido impactados devido à falta de repasses do estado, tendo que se responsabilizar pela manutenção do atendimento em saúde sozinhos.

A presidente do Consórcio reiterou ainda que os municípios estão tendo inúmeros prejuízos por conta de tais atrasos, ressaltando que a parceria entre os quatro municípios abrangidos pelo consórcio foi fundamental para firmar o acordo. Os municípios de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos foram aclamados pelo fato de terem conseguido manter os repasses ao Consórcio em dia, mesmo em face da ausência do Estado em honrar com suas obrigações.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos