(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Secretaria de Saúde disponibiliza teste rápido para diagnóstico de malária


31-10-2012 13:00 - Nortão Notícias

A Secretaria de Saúde disponibilizou na Unidade de Saúde do Jardim Primaveras um laboratório de análises clinicas específico para diagnostico de malária. No local os moradores das áreas consideradas mais propensas a aparição do mosquito ( Jardim Primaveras, Palmeiras, Oliveiras, Orquídeas, Maria Carolina e Parque das Araras), poderão realizar o teste rápido e em menos de 30 minutos o paciente já saberá se está infectado ou não.

“O teste é muito simples, basta uma picada no dedo para que o exame possa ser realizado e se for diagnosticado o caso como malária o paciente será prontamente atendido por um médico e já sairá daqui com toda a medicação para o tratamento” explicou Cesário Alves Rocha coordenador do departamento de vigilância ambiental.

Todos os moradores das regiões consideradas de risco poderão procurar o laboratório da Unidade de Saúde do Primaveras de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Entenda mais sobre a doença:

A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium e cada uma de suas espécies determina aspectos clínicos diferentes para a enfermidade. No caso brasileiro, destacam-se três espécies do parasita: o P. falciparum, o P. vivax e o P. malarie. O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente por mosquitos do gênero Anopheles ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez. Apesar da malária infectar animais como aves e répteis, o tipo humano não ocorre em outras espécies (mesmo ainda sem comprovação, há a suspeita de que certos tipos de malária possam ser transmitidos, sempre via mosquito, de macacos para humanos). 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos