(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

"Juara é unico Município onde político tenta fechar hospital", queixou-se médico


30-10-2012 13:17 - Acesse Notícias

Na ultima sexta-feira o medico Dr Francisco de Assis Domingues, concedeu entrevista exclusiva a Rádio Tucunaré, para falar sobre varios temas relacionados ao Hospital São lucas em Juara ha 27 anos em atividade na cidade.

O médico anestesiologista Dr. Francisco de Assis Domingues iniciou relatando os muitos casos de sucesso de vidas que foram salvas em Juara em 27 anos de atividade frente ao Hospital São Lucas.

Na sequencia expos a população a sua mágoa e a dos colegas médicos de conviver com calunias propagadas em campanhas eleitorais, como as que o hospital sofreu novamente nesse ultimo pleito.
“Desde de que chegamos em Juara o Hospital São Lucas sofre calúnias durante campanhas eleitorais, mas o mais incrível é que quem calunia protege boteco, zona de meretrício, prostituição, mas se vira contra a medicina que promove a vida e que tenta restabelecer a dignidade das pessoas, ele deveria ter respeito! Em Juara não, em Juara temos tido esse relacionamento muito difícil com o poder publico”, lamentou o médico.

Segundo ele, ao contrario do que é apregoado pelos políticos, o Hospital São Lucas nunca teve privilégios, basta analisar o que se fala e o que se paga por seus serviços. “Apesar da amizade com alguns prefeitos, mesmo assim tivemos grandes dificuldades nesse relacionamento”, queixou-se.

Ele explicou que quando chega a campanha politica, se algum candidato for amigo dele ou de outro medico do São Lucas é o suficiente para refletir sobre o Hospital e nessa campanha de 2012, ele citou o “caso do mamógrafo”, um dos aparelhos comprados pelo gestor anterior e que obteve fama, mas na verdade junto com ele foram adquiridos outros e que poucas pessoas sabem, mas está documentado.

Dr. Francisco relata que na época o diretor do Hospital Municipal Silas recebeu os aparelhos com a nota fiscal, onde os produtos entregues não eram os mesmos que estavam no projeto que o Ministério da Saúde, ou seja, oq eu chegou era muito inferior ao que estava no projeto e que foi pelo Governo Federal. Pelo projeto, Juara deveria ter recebido um ultrassom 4D com doppler colorido e apareceu um aparelho preto e branco simples, tinha um coposcópio cujo valor pago era de cerca de 18 mil reais que na realidade custava 4 mil, chegou um RX que foram pagos cerca de 60 mil e valia 20 mil no máximo e assim, o diretor Sr Silas não aceitou, embora tenha sido pressionado e alguém assinou e recebeu esses equipamentos.

Dentre esses equipamentos que Juara recebeu nessa compra, estava o tal mamógrafo da MAMMOMATIC que quando foi comprado estava suspenso pela ANVISA, fora de linha, manual, enfim, tudo esta nas mãos da Policia federal e existe processo crime de formação de bando e quadrilha na Justiça Federal, onde é possível qualquer cidadão conferir sua existência.

O causador desse problema precisava esconder essa trama, e assim, de maneira inescrupulosa, maldosa, na campanha isso é relembrado da forma mais sórdida possível, ou seja, camuflando sua culpa que ele joga contra quem nada tem a ver com isso. Uma ação própria de quem não tem compromisso com nada a não ser consigo mesmo.
O médico relata que para esconder a verdade da população, a justificativa do autor desse crime que não tem como ficar de frente com a verdade é jogar sua culpa para cima do Hospital São Lucas, pois em 2008, um pouco antes da Prefeitura receber notificação de proibição de uso do mamógrafo dela, também comprou um aparelho mamógrafo, marca GE , atualizado e permitido pela Vigilância Sanitária, digital e que o exames feitos nele de fato revelam se a paciente tem ou não alguma patologia, enfim um investimento particular, pago com dinheiro próprio e não publico.

“Não existe respeito por parte dessas pessoas e em que acredita em Juara. Eu acho que está na hora dessas pessoas fazerem propostas ou a invés de combater quem pratica o bem, combater quem pratica o mal. Mas isso é uma questão de índole, de personalidade. A gente vê que as pessoas que partem para isso são sempre as mesmas, sempre enganando a comunidade, sempre levando fofoca, calúnias ao invés de ajudar progredir, tenta atrapalhar?”, desabafou Dr. Francisco.
Na história do Brasil nos últimos anos tivemos mais de 180 mil leitos de hospital fechados e o Hospital São Lucas sobrevive graças aos trabalhos dos profissionais. Será que Isso é ruim para Juara? Questionou, o medico.

“Apesar dos hospital estarem fechando a gente sobrevive tentando oferecer uma diferenciação para a população possa ser assistida com tomografia, com densitometria óssea digital, com colonoscopia mamografia digital e agora com RX digital, e a gente escuta na campanha essas calunias. Nós não temos apoio do município, essa é a verdade.”, exclamou.

Na contra mão do desenvolvimento

Oscar Bezerra fez campanha prometendo fechar o Hospital São Lucas, onde muitas pessoas procuraram a direção preocupadas com isso. Ele fez essa promessa e ainda, fazer uma revolução na saúde de Juara, mesmo tendo sua esposa como Deputada há dois anos eleita e até o momento não trouxe nada para Juara nesse sentido.

“É o único município que eu vejo que hospital sempre é mal visto. Nós somos mal vistos pelo poder publico. Eles preferem fechar hospitais, não é incrível isso numa cidade que tem tão pouco?”, revelou Dr Francisco.

Contrato com a Prefeitura

O hospital São Lucas tem contrato feito com a Prefeitura para fazer examesde imagem, mas ao contrário do que se fala, os pacientes são levados para Cuiabá nos ônibus para fazerem tais exames, como exames de tomografia, mamografia, endoscopia, pois em Juara somente os exames de pacientes de emergência são levados para serem atendidos nos Hospital São Lucas e ainda, o São Lucas fica com atraso de mais de 5 meses sem receber, relatou Dr Francisco.
“Cidades bem maiores e bem melhores estão precisando desses serviços e aqui a gente não encontra esse apoio, nem na Câmara, nem na prefeitura, nem no Governo do Estado, porque está ai o serviço pronto, estamos fazendo, mas nós não conseguimos nem fazer os exames muito mesmo receber", disse.

Outra mentira descabida queixou-se, Dr Francisco é quanto a essa forma de fazer politica com mentiras, onde se afirmou, por exemplo, que os médicos do Hospital São Lucas impedem a vinda de novos médicos na cidade. "Ora é exatamente ao contrario o que fazemos, pois quanto mais médicos vieram trabalhar em Juara, mais movimento hospitalar haverá para nós também! Essa a única maneira de se manter um hospital”, explicou.

Ele informou ainda que o hospital São Lucas traz para atender Juara outros médicos especialistas tanto de Sinop como de outras cidades e que a Prefeitura não traz e nunca trouxe, então como pode uma mentira dessas ser disseminada e muitas pessoas sequer param para refletir na incoerência maldosa, que essa gente fala? indagou.

“Não podemos ficar aqui 27 anos escutando essas besteiras!”, reclamou.

Fonte: Rádio Tucunaré 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos