(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Ações de prevenção contra Acidente Vascular Cerebral serão realizadas em Cuiabá


30-10-2012 13:00 - Matupá News

Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), dia 29 de outubro, à população de Cuiabá serão ofertados serviços como aferição de pressão arterial, orientações sobre o AVC e distribuição de panfletos. As atividades iniciam às 8h e finalizam às 17h, na Praça da Republica, contando com a participação do Corpo de Bombeiros, voluntários da Eletrobras, Eletronorte e de Universidades Particulares de Cuiabá.

As ações ocorrem simultaneamente em outras 51 cidades, sendo supervisionadas pela . Em Cuiabá, a coordenação é da Associação de Acidente Vascular de Cuiabá (AVCC), presidida por Orlando Serafim, vítima da doença. A campanha nacional e internacional visa colocar a luta contra o AVC como tema central da agenda global de saúde, além de esclarecer a população sobre a prevenção, os fatores de risco e o tratamento do AVC, um problema de saúde pública que precisa ser combatido.

A data foi criada pela Organização Mundial de AVC com o objetivo de engajar os profissionais de saúde e o público em geral na luta pela melhora das condições de tratamento e prevenção da doença. No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, gerando um enorme impacto econômico e social.

Diante deste cenário, a ONG Rede Brasil AVC, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, a Academia Brasileira de Neurologia e a Associação Brasil AVC lançam a Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral com o tema “Uma em cada seis pessoas terá um AVC em sua vida - esta pessoa pode ser você!”.

Vale ressaltar que a prevenção é o melhor remédio. E o primeiro passo é o diagnóstico dos fatores de risco e seu controle. O tratamento precoce aumenta a chance de preservar a parte do cérebro que está sendo afetada, diminuindo as sequelas e o risco de morte. Na maioria das vezes, o tratamento do AVC só tem efeito se realizado nas primeiras horas (até 4,5 horas) após o início dos sintomas. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos