(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

CAMPANHA: Deputado propõe programa de doação voluntária de médula óssea


22-03-2016 13:25 - JOSÉ LUIS LARANJA

 O deputado Eduardo Botelho (PSB) apresentou Projeto de Lei (nº 117/2016) que cria o “Programa de Incentivo à Adesão Voluntária de Servidores Públicos à Doação de Medula Óssea” em Mato Grosso, com o objetivo de elevar a níveis razoáveis a procura e a realização dos exames.

Consta na propositura, a realização de campanhas permanentes de esclarecimento, desenvolvidas em todos os setores da administração pública estadual, bem como a facilitação do acesso ao Hemocentro, com a visita da unidade móvel inclusive nas cidades pólos.

“O órgão estadual, adotará as medidas necessárias para garantir que a participação dos servidores seja efetiva, promovendo inclusive ações alternativas de compensação”, destacou o parlamentar.

De acordo com o Ministério da Saúde, os avanços da medicina têm demonstrado que o transplante de medula óssea vem se tornando cada vez mais efetivo na cura de muitas doenças, fato que justifica cada vez mais sua utilização, em escala sempre crescente.

Outro dado importante está baseado em recentes pesquisas, onde as estatísticas têm evidenciado um crescimento de doadores de medula óssea, mas ainda não consolidada e bem longe dos níveis estabelecidos na maioria dos países desenvolvidos.

Hoje no Brasil são cerca de 3,5 milhões de doadores inscritos nos bancos de doação, mas informam as autoridades que este número ainda é insignificante, se considerarmos a população do País.

Outra informação relevante é que, mesmo com um número considerável de inscritos, a possibilidade de encontrar uma pessoa compatível é muito pequena, o que justifica a necessidade de cada vez mais elevarmos o número de amostras colhidas e cadastradas.

“O projeto não demandará custos ou dificuldades para sua implantação, já que o público alvo são os servidores públicos em atividade. Vale ressaltar ainda que, qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 55 anos pode habilitar-se como doador”, afirmou Botelho.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos