(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

NOTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE - SISMA/MT


21-03-2016 14:18 -

REUNIÃO DO FÓRUM SINDICAL E FEESP JUNTO A EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO DE MT HOJE (21/3)

O Fórum Sindical (32 entidades) solicitou via ofício reunião junto a equipe econômica do governo para tratar:

1) publicação imediata do calendário de pagamentos no último dia útil de cada mês de acordo com os encaminhamentos da ultima reunião junto ao governo em jan/2016;

2) Revisão Geral Anual - RGA 2016 (INPC 11,28% em maio).

RESUMO:

Compareceram os secretários, Paulo Brustolin da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ/MT) e Júlio Modesto, da Secretaria de Estado de Gestão (SEGES/MT) que em suas falas enfatizaram a crise econômica brasileira que afeta a receita do Estado de MT.

Com diminuição dos repasses federais a exemplo do fundo de exportação FEX dentre outros e em seguida apresentando propostas do governo federal intitulado PLANO DE AUXÍLIO A ESTADOS E MUNICÍPIOS, que condicionam o governo a aderir para obter auxílios financeiros hoje necessários segundo os secretários, mas as custas principalmente de redução de gastos com pessoal ou seja com folha de pagamentos... bloqueando concessões de reajustes e RGA em 2016, dando a entender por congelamento de salários.

Os representantes do governo novamente frustraram os dirigentes sindicais sem apresentar a situação real das finanças do estado de mato grosso com os números reais, situação está já recorrente e não dando segurança aos servidores e crédito ao governo.

Os representantes do governo apontaram que na data de hoje não possuem condições de confirmar o pagamento do RGA 2016 em maio, mas garantiram o pagamento dos salários de março no dia 31/3 (ultimo dia útil) alegando ser necessário apurar mês a mês a situação financeira.

POSIÇÃO DO FÓRUM SINDICAL COM FALA DE 5 SINDICATOS ONDE O SISMA PRONUNCIOU FRUSTRADO:

* O governo não está cumprindo com os encaminhamentos quando não apresenta os números oficiais das finanças do estado de MT;

* Os servidores do Poder Executivo não pagarão essa conta isolados enquanto MPE, Judiciário, Legislativo e Tribunal de Contas estão pagando 100% do RGA;

* As categorias já deixaram claro que não aceitam o pagamento parcelado do RGA 2016;

Foi encaminhado nova reunião para o início de abril com o governo ciente de que terá que trazer esses números e apresentar uma proposta as categorias de pagamento do RGA 2016, já que todos aguardam com ansiedade para levar para as bases deliberarem o caminho a ser seguido.

O Fórum Sindical fará nova reunião interna já que suspendeu o manifesto unificado marcado para o dia 25/01 na confiança de um melhor tratamento da questão salarial dos servidores do poder executivo.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos