(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Idoso passa 5 dias em maca sem se alimentar ao esperar vaga em hospital


03-03-2016 11:04 -

 O aposentado Arlindo Barbosa da Silva, de 77 anos, passou cinco dias em uma maca sem se alimentar ao aguardar uma vaga no Pronto Socorro de Cuiabá, como denunciou a auxiliar jurídica Léia Nunes, que presenciou a cena enquanto acompanhava o marido na unidade de saúde, nesta semana. Ao G1, a Secretaria de Saúde do município informou que está verificando a situação.

O descaso no atendimento foi confirmado pelo irmão do paciente, que o acompanha no hospital. Arlindo está com pedra na vesícula e problemas no esôfogo, conforme o irmão Clóvis da Silva.

"A gente teve que ficar no corredor do Pronto Socorro, pois não tinha outro local para ficar. Desde quando cheguei, estou sem dormir, pois estava cuidando para o meu irmão não cair da cama. Os médicos disseram que o estado de saúde é grave", disse Clóvis.

Ele reclamou que a demora foi tamanha que o irmão teve uma parada cardíaca ao aguardar atendimento. "Eles diziam que era para esperar que meu irmão já iria ser socorrido, mas infelizmente eles chegaram tarde demais. Esperaram meu irmão ter uma parada cardíaca para socorrê-lo".

O paciente foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na manhã desta quarta-feira (2), após sofrer uma parada cardíaca, segundo o irmão dele, Clóvis da Silva. Ele contou que eles são de Nova Canaã do Norte, a 696 km de Cuiabá, e que saíram de lá com encaminhamendo do Hospital de Colíder, a 648 km da capital. Arlindo está entubado em coma induzido.

"Meu marido estava na maca em frente a do idoso. Fiquei horrorizada com a situação do senhor, ao qual estava sem os devidos cuidados e acompanhado de outro senhor que não podia se sentar", relatou.

Segundo Léia Nunes, o idoso ficou o tempo todo sem se alimentar. Após entrar em contato com a administração do hospital, um médico prescreveu a endoscopia para colocar sonda, porém, o procedimento não foi feito.

"Ele 'simplesmente' estava em uma maca, sem alimento, sem soro, desnutrido à espera de uma vaga para fazer a endoscopia. Segundo informações dos pacientes internados, tudo que ele comia voltava com sangue, por causa do problema do esôfago", explicou.

O irmão de Arlindo também disse que não recebia alimentação, pois onde o irmão estava não poderia ter acompanhante. Segundo Clóvis, ele está sem dormir desde o dia que chegou ao hospital, pois tinha que cuidar para o irmão não cair da maca.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos