(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

DOE SANGUE: SISMA convida servidores do SUS Estadual para doar sangue


28-01-2016 13:21 -

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (SISMA) entra na corrente do bem, e convida os servidores do SUS Estadual a efetuar doações de sangue. A ação visa auxiliar o MT Hemocentro e as Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) localizadas pelo Estado, pois a demanda é crescente e faltam doadores.

O presidente do Sindicato, Oscarlino Alves reitera o convite para a corrente do bem, ação da qual ele e outros membros da diretoria do sindicato estão participando ativamente garantindo também a sua doação. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo, venha doe também. Nosso convite para se tornar um doador regular se estende aos colegas das demais carreiras do Executivo, participem doando vida!”, pede o sindicalista.

O dirigente sindical salienta a importância da participação dos servidores nesta ação, para promover o aumento do número de doadores e reforça o convite aos colegas que se dirijam até as unidades de coleta e fortaleçam as doações regulares nas unidades públicas.

PARA DOAR

A equipe do Hemocentro de Cuiabá lembra que todos os tipos sanguíneos são bem vindos. O convite para se tornar doador é feito num momento especial para o Hemocentro, afinal nas épocas de feriados prolongados, como a do Carnaval, a demanda cresce e o número de doadores cai drasticamente.

Segundo dados oficiais a queda é de 30% no número de doadores em épocas de feriados, levando em consideração que no Brasil apenas 1,9% da população doa sangue ativamente de sangue a queda é acentuada.

Para se tornar um doador é muito simples basta ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, e pesar mais de 50 kg. Em Cuiabá as doações podem ser feita diretamente na sede do Hemocentro ou ainda na UCT localizada no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Já no interior são mais de 20 pontos de coleta.

A doação leva no máximo 12 minutos e cada bolsa coletada pode salvar até 4 vidas. Todo sangue doado passa por um processo, onde ocorre a separação de diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma bolsa coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais, da capital como do interior, para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. “A doação é bem simples e os apaixonados pelo carnaval não precisam se preocupar o restabelecimento é rápido e não vai comprometer em nada o desempenho na folia de momo. Antes de ir festejar, venha doar!”, afirma a equipe.

MAIS INFORMAÇÕES:

Recomendações para o dia da doação:

  • Nunca vá doar sangue em jejum;
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
  • Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

Quem não pode doar?

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou amamentando;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
  • Usuários de drogas;
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Após a doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, 1055 – Centro Sul – Cuiabá e para tirar dúvidas sobre doações basta ligar (65) 3623-0044. No ícone acima é possível fazer o download da listagem das UCT de todo Estado.

(Ascom SISMA com informações site SES/MT)

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos