(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Hemocentro solicita doação de sangue para reposição de estoque


13-01-2016 10:35 -

Faltando menos de um mês para o início dos festejos do carnaval, o MT Hemocentro pede à população para doar sangue. Já preocupados com o estoque reduzido e com a falta de doadores, a diretoria da unidade de saúde promove durante as quatro semanas que antecedem o Carnaval um chamamento para os doadores regulares, ocasionais e as entidades parceiras que vistam a camisa e façam um gesto de amor ao próximo.

O período que antecede uma das maiores festa populares do país é uma das épocas do ano em que os estoques dos bancos de sangue sofrem a maior redução de doações. De acordo com o Ministério da Saúde, somente 2% da população faz doações com regularidades, e o número diminui ainda mais durante o Carnaval, quando também aumenta a demanda de bolsas de sangue em hospitais de urgência e emergência.

A expectativa é que, a exemplo da Polícia Militar que por meio da coordenadoria de Assistência Social desenvolveu durante as festas de fim de ano um convite de sensibilização à corporação envolvendo os militares da Academia e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), outras entidades também convoquem seus funcionários, servidores e colaboradores para doarem sangue. A iniciativa da PM fez uma grande diferença, pois de 21 a 31 de dezembro foram coletadas 316 bolsas na sede do MT Hemocentro e 105 bolsas na Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

A coordenadora de assistência social da corporação, major Vânia Garcia Rosa, explica que de pronto todos foram estimulados a doar. Ela acrescenta que, ainda para este período que antecede o Carnaval, vai reforçar novamente o convite para que mais uma vez a corporação faça a diferença. "Reforçamos o compromisso de vida, um ato de cidadania, que representa o conhecimento e o exercício assumidos pelo indivíduo com relação aos seus direitos e deveres enquanto ser social. A nossa meta é transformar os doares da Policia Militar em doares frequentes", destaca Vânia.

Estoque renovado

De acordo com a assistente de captação de doadores do MT Hemocentro, Magda Matos, é importante deixar os estoques de sangue renovados já que nos feriados há um aumento de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes.

"Essa época do ano é sempre delicada para a doação de sangue porque aumenta a demanda e diminui as doações, por isso estamos pedindo que as pessoas venham doar para que possamos manter nosso estoque estratégico", afirma a técnica.

O MT Hemocentro atende todo o estado com a responsabilidade de coordenar a política de sangue. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Como doar

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

O atendimento ao público é no MT-Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário. Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h às 18h30.

 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos