(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

CUIABÁ: Palestra para idosos incentiva denúncia de maus tratos


24-08-2015 13:26 -

Com relato público de uma idosa sobre atos de agressão verbal praticados pelo próprio filho, a Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, Silvia Maria Ferreira, ministrou, na última sexta-feira (21), mais uma palestra do projeto “Defensoria para o Idoso”. O evento, que contou com a presença de 131 idosos, foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos Padre Firmo Duarte, localizado no Bairro Dom Aquino.

Para a Defensora, as informações levadas pela Instituição às pessoas da terceira idade, no âmbito de seu convívio social, os incentiva a buscar soluções para os conflitos mais íntimos, como os familiares. “Ao tomarem conhecimento de seus direitos, eles se sentem mais à vontade para expor seus conflitos, como ocorreu hoje”.

O relato foi feito por E.O, de 69 anos, que já saiu da palestra com uma reunião agendada para segunda-feira (24) com a assistente social que trabalha no CCI. “Eu não aguentava mais passar por tudo isso sozinha. Por enquanto, as agressões são verbais, mas há poucos dias achei que ele ia me agredir fisicamente. Sinto uma dor que não passa no meu peito, preciso de ajuda e foi muito bom ouvir nesta palestra os caminhos que tenho para resolver este problema. Me sinto aliviada apenas por ter falado”.

Conforme informou a Coordenadora do Centro, Ivanilde F.G. de Carvalho, somente no ano passado foram denunciados três casos graves de violência contra idosos por parte dos próprios filhos. “Muitas vezes os idosos nem procuram nossa ajuda, por não saberem o que pode ser feito, ou por vergonha. Foi muito boa essa palestra, vários deles vieram me dizer que adoraram e esperamos que a Defensora retorne mais vezes”.

Dentre os tópicos abordados por Silvia Ferreira estavam, além da violência contra os idosos, esclarecimentos sobre a própria atuação do Defensor Público, bem como leis que tratam dos direitos das pessoas da terceira idade, transporte público gratuito, prioridade em atendimento, acesso ao trabalho, direito à moradia e atenção integral à saúde.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos