(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Ações da Setas são destaque na Conferência de Segurança Alimentar


21-08-2015 12:37 -

 Durante a IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar, iniciada na quinta-feira (20), em Cuiabá, o governador Pedro Taques destacou o papel da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) para a erradicação da fome no estado. Para o chefe do Executivo estadual, a interdisciplinaridade da Setas é de extrema importância neste trabalho.

“Infelizmente, temos que dizer que ainda temos pessoas que passam fome. Mesmo tendo os maiores índices de produção na agricultura e agropecuária, esta triste realidade ainda nos persegue. É por isso que temos que parabenizar as ações realizadas por estas secretarias para a mudança deste cenário”.

Na ocasião, Taques ressaltou a mudança de posicionamento da Setas em relação ao atendimento à população, lembrando ainda que são necessárias políticas públicas efetivas de transformação, como as que o Estado está trabalhando. “Temos realizado políticas de empoderamento da população e um efetivo apoio aos trabalhadores rurais. A nossa meta é sermos excluídos do mapa da fome e, com esta equipe, vamos conseguir mais rápido do que imaginamos”.

Além de pensar na segurança alimentar das populações em vulnerabilidade, como os indígenas, quilombolas e ribeirinhos, o secretário de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney de Arruda, destacou a importância de se pensar na alimentação dos trabalhadores em geral. “Infelizmente temos também a falta de segurança alimentar dos trabalhadores. Muitas vezes não nos atentamos a este fato por pensar que eles estão trabalhando e possuem renda, mas muitos deles não têm a quantidade de alimentação, nem mesmo a qualidade necessária para uma boa nutrição”.

Ainda segundo o gestor, esta falta de segurança alimentar dos trabalhadores gera ônus intensos a toda a rede produtiva. “Muitas vezes estes trabalhadores apresentam problemas de saúde, como problemas cardíacos, que são mascarados por outros diagnósticos e que facilmente podem ser provenientes de uma má qualidade na alimentação. Este problema tem que ser visto mais de perto e de maneira mais adequada”.

Conferência

O objetivo da conferencia é mobilizar e fortalecer o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos e, em especial, para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Durante o evento serão traçadas metas de erradicação da extrema pobreza em Mato Grosso e também será construída uma carta politica com propostas para V Conferência Nacional de Segurança Alimentar, além da eleição de delegados para representar Mato Grosso no encontro Nacional, que acontece de 03 a 06 de dezembro em Brasília.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos