(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Após um ano, inauguração da nova ala pediátrica do Pronto-Socorro é anunciada


21-08-2015 12:17 - Jardel P. Arruda

A inauguração da nova ala pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá foi anunciada para o dia 12 de outubro, no dia da criança, mais de um ano depois do prazo inicial de agosto de 2014, estipulado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Contudo, a obra foi apontada como futura “referência nacional” pelo promotor José Antônio Borges, da 14ª Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá.

“Há algum atraso, mas é aceitável diante das dificuldades de comprar alguns materiais e equipamentos. A qualidade tornará essa ala não só referência para Mato Grosso, mas para todo Brasil. E isso é uma semente do futuro hospital materno-infantil. Mato Grosso é um dos poucos estados a não ter um hospital desses na rede pública”, disse o promotor, na tarde de quinta-feira (20), durante visita às obras de reforma.

O promotor é o autor da ação civil pública contra a Prefeitura de Cuiabá que deu origem ao TAC pela reforma da ala. Ele tem trabalhado a com liminares para garantir o atendimento das crianças na rede privada. Segundo ele, a entrega desse ala é preponderante para garantir o atendimento não só para Cuiabá, para a todo o Estado.

De acordo com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), o atraso não é de um, mas sim de seis ano ou mais. “Isso já era solicitado há muito tempo e nunca era feito. Deveria ter acontecido há anos e nunca aconteceu. Agora nós estamos fazendo. (...) A ala será a maior e mais importante unidade de pediatria de Mato Grosso”, pontuou o chefe do Executivo Municipal.

Quem também acompanhou a visita foi o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), que destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para a reforma da ala. “Uma ala que servirá de exemplo. Com UTI, semi-UTI, ala de internação. São 40 leitos que servirão de referência pediátrica para todo Estado e o embrião do tão sonhado-hospital materno-infantil.”

O atual Pronto-Socorro deverá ser transformado em hospital materno-infantil depois da inauguração do novo Prono-Socorro, cujas obra estão em curso e deve ficar pronto no fim de 2016. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos