(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Método anticonceptivo DIU é tema de palestra nas policlínicas de Várzea Grande


14-08-2015 13:23 -

Com o objetivo de evitar uma possível gravidez indesejada, a equipe da Saúde do Centro Integrado da Mulher (CIM) da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande prepara programação com palestras orientativas voltadas às mulheres em idade fértil sobre as vantagens na utilização do dispositivo anticonceptivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU. A equipe de profissionais está repassando todas as informações sobre as formas de utilização, benefícios, vantagens e cuidados. Mediante interesse das participantes são feitos os encaminhamentos necessários para aplicação desse dispositivo de contracepção, o DIU.

A gerente do Centro Integrado da Mulher, Paula Moreno explica que a realização das palestras nas Policlínicas do município de Várzea Grande é por conta da baixa procura e falta de interesse por parte das mulheres em idade fértil por esse método contraceptivo. Esse instrumento é uma das formas de prevenção de se evitar uma possível gravidez indesejada. "Acreditamos que quando as pessoas tomam conhecimento do assunto, muitas das vezes se interessam pelo método", comentou Paula Moreno.

A programação de palestras inclui as policlínicas dos Bairros Cristo rei, Marajoara e Jardim Glória. "É importante ressaltar que o DIU é um método contraceptivo reversível, diferente da laqueadura. É removível podendo ser retirado a qualquer momento que a mulher desejar. É uma forma temporária de se evitar uma gravidez", explicou a gerente.

DIU: O DIU é uma peça que é inserida no útero por um ginecologista, de preferência durante o período menstrual, podendo permanecer cerca de cinco anos e em alguns casos pode permanecer no útero por até 12 anos. Em geral os dispositivos intrauterinos são feitos de polietileno, com ou sem adição de substâncias metálicas (cobre) ou hormonais (progesterona).

É um método de longa duração e, uma vez implantado, a mulher não se preocupa diariamente com a contraconcepção. Tem alta eficácia anticoncepcional e pode evitar as reações secundárias causadas pelos hormônios. "Toda família tem que levar em consideração a necessidade de se fazer um planejamento familiar", finalizou a gerente do Centro Integrado da Mulher.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos