(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Mato Grosso registra 116 focos de fogo


14-08-2015 13:18 - Flor Costa

O período de proibição de queimadas está em vigor há quase um mês, mas os focos de fogo avançam em Mato Grosso. De acordo com o Banco de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas nesta quinta-feira (13) foram registrados 116 pontos de fogo.

Esse número pode ser maior já que o satélite só mostra pontos em que o fogo atinge 47ºC e 300m². Mato Grosso é o estado com maior número de focos de calor do país, seguido por Roraima e Pará.

Entre o dia 1º de janeiro e esta quinta-feira (13), o total de focos chegou a 7.889, uma redução de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 8.751. Mesmo com a dominuição, o quadro é preocupante.

Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (DEA), coronel Paulo André Da Silva Barroso, explica que 95% dos incêndios são causados por descuido humano. "É importante sensibilizar a população quanto a importância de não atear fogo. Tem que se criar a consciência de que as queimadas geram altos custos para o bolso do contribuinte, além de fazer mal para a saúde de todos e destruir a fauna e flora".

Mesmo o DEA sendo o batalhão mais bem equipado da área que compreende a Amazônia Legal, ainda assim não possui infra-estrutura suficiente para atender as dimensões do estado. "Nós contamos com 5 ABTF (auto bomba tanque florestal) que transportam 5 mil litros de água, 6 ARF (auto rápido florestal) com capacidade para 700 l de água e 2 AT (Air Tractor), aviões de combate a incêndios florestais com 3,1 mil litros de água. Se só hoje foram 116 focos, é humanamente impossível atender a todos, por isso é importante que a população se conscientize", analisa o coronel.

O período de proibição de queimadas se estende até 15 de setembro. Para denunciar focos de queimadas, ou emergências ligue para o Corpo de Bombeiros no 193.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos