(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Projeto Mato Grosso sem Fumaça traz pulmão inflável para Cuiabá


10-10-2012 15:13 - Divulgação

 Visando orientar e sensibilizar a sociedade matogrossense sobre os malefícios causados pela fumaça oriunda do tabaco, das queimadas e do emprego contínuo do fogão à lenha tradicional,  será ‘instalado’ em Cuiabá, no período de  16 a 21 de outubro, um pulmão inflável  com 220 metros quadrados.  O espaço estará aberto a visitação, gratuitamente, no estacionamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

O projeto MT sem fumaça, configura-se em um trabalho articulado entre as Secretarias de Estado de Educação de  Mato Grosso, do Meio Ambiente, de Saúde, do Ministério Público Estadual,  Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso  e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Será a primeira vez que a Capital recebe um pulmão inflável com essas dimensões (a estrutura é dotada de 3 salas com capacidade para 20 pessoas cada uma e um mini-auditório com capacidade para 60 pessoas). Além do alerta quanto à saúde, ele irá ajudar na sensibilização quanto às perdas de biodiversidade devido às queimadas em áreas de conservação e preservação ambiental; também será um espaço para promoção de educadores ambientais.

No interior do inflável todas as informações sobre os temas citados serão abordados por meio de vídeo, painel interativo, exposições de peças anatômicas do corpo humano, exposição de ilustrações e fotos, percepções olfativas e auditivas, além do acompanhamento técnico de profissionais da área.  Os estudantes receberão material de apoio do tipo fascículos pedagógicos sobre os temas propostos e, para poder facilitar o acesso à estrutura e a assimilação do conhecimento à todos e todas, cerca de 100 monitores (estudantes da área de saúde, técnicos da Secretaria de Educação, Saúde e Meio Ambiente) se revezarão no acompanhamento aos grupos de estudantes.

Em 2010,  a Sociedade de Pneumologia de Mato Grosso, apoiada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia, trouxe para Cuiabá uma ação semelhante,  realizando o ‘Tour pelo Pulmão’. O enfoque foi dado as doencas  respiratórias. Nesse ano a temática foi ampliada,  abarcando as questões socioambientais. 

Acessibilidade

Para garantir a inclusão social  a estrutura será dotada de monitores aptos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o espaço será suficientemente grande para comportar o trânsito de cadeiras de rodas.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos