(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Estado e município firmam agenda positiva com hospitais


12-08-2015 13:39 -

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, e o secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Ary de Souza Junior, se reuniram na manhã de terça-feira (11.08) com representantes de hospitais particulares, beneficentes e públicos de Cuiabá, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião foi realizada no auditório do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. O objetivo é construir uma agenda positiva junto às instituições hospitalares para o atendimento da demanda existente em Cuiabá e em todo o estado.

Bertulio explicou que o Governo está trabalhando no estado como um todo para reordenar os serviços de saúde e que em Cuiabá não seria diferente, principalmente pelo fato da capital ser referência nos procedimentos de alta complexidade. “Viemos aqui para conversar como parceiros. Queremos que vocês nos apresentem os problemas, mas também tragam as soluções formalizadas. Coaduno em fazer a saúde pública melhorar em Mato Grosso. O nosso interesse maior e que deve predominar é conseguir realizar o atendimento à população”, enfatizou.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Junior, ressaltou que é indispensável que os hospitais apresentem a situação atual das unidades e quais os encaminhamentos para melhorar o atendimento à população do estado e também a regulação. “Sabemos que a saúde pública depende desses recursos oferecidos por estes hospitais, mas também sabemos que as contratualizações e pactuações feitas precisam ser cumpridas a risca”, completou.

Durante a reunião, os representantes dos hospitais Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia, de Câncer, Universitário Júlio Muller e Geral Universitário, apresentaram algumas situações que precisam ser discutidas, entre elas a tabela SUS, que rege os valores pagos referentes aos procedimentos realizados nos estabelecimentos hospitalares.

A secretária adjunta de Saúde de Cuiabá, Iracema Queiroz, lembrou que o repasse feito pelo Ministério da Saúde é tabelado, e que não há como fazer, regionalmente, alterações na tabela. “Estamos preocupados neste momento com as contratualizações. Se não cumprirmos o que o Ministério da Saúde preconiza, perderemos dinheiro”, alertou. O superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller, Francisco Souto, concordou com a secretária. “Realmente não adianta discutir tabela SUS, por que não vamos mudá-la em uma reunião aqui. Mas precisamos discutir o planejamento para a atenção hospitalar na capital”, finalizou.

O presidente da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, doutor Antônio Preza, afirmou que a abertura que dada para discutir a situação das contratualizações com os hospitais na capital é importante. “Mas é necessário que esse planejamento seja realizado em conjunto com os hospitais”, solicitou.

Com base nas discussões, foram agendadas reuniões para que juntos, Estado, Município e as instituições hospitalares possam chegar a denominadores comuns em relação as condições das contratualizações existentes atualmente para atendimentos encaminhados via SUS.

As reuniões, individuais, terão início no dia 20 deste mês e se estenderão até o fim do mês. “Esperamos que ao fim destas reuniões tenhamos resultados positivos que atendam as necessidades existentes de realização de procedimentos de alta complexidade”, finalizou o secretário Marco Bertulio. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos