(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

ALMT festeja 180 anos com discurso saudosista


12-08-2015 13:07 - Priscilla Silva

A cerimônia em comemoração dos 180 anos de criação da Casa, nesta quarta-feira (12), iniciou com o discurso de reaproximação entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Maluf (PSDB), ressaltou que o evento é marca um momento histórico para Casa de Leis.

Como reconhecimento, receberam a comenda Júlio Mülher os governadores do Estado, Pedro Taques e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, além do presidente da Case de Leis de MS, Junior Mochi.

Da púlpito, Guilherme Maluf fez um discurso saudosista do início dos atos legislativos. Ele lembrou que no primeiro ano de legislatura, a ALMT contava com 20 deputados, quatro a menos que a atual. Recordou que no espaço foram deliberadas as primeiras leis, como a de responsabilidade fiscal, decretos de pedágios em estradas e outras. Destacou que a Casa de Lei tem levantado discussões e criado instrumentos para preservação do meio ambiente.

"Esse é um dia histórico que marca a reunião dos parlamentares. Após a divisão, os estados ficaram de costas um pro outro. Agora estão se reaproximando no sentido de resolver problemas em comum".

O presidente recordou do período da ditadura militar, em que a Assembleia perdeu sua autonomia e deixou de realizar projetos para o Estado. "Povo sem Parlamento é povo sem voz", citou o ex-deputado estadual Rene Barbour, já falecido.

Maluf ainda lembrou do ano de criação da TVAL, da transferência para nova sede, hoje instalada no Centro Político Administrativo.

Como registro histórico, dois livros foram lançados durante o evento festivo. Cada exemplar foca em período da memória do legislativo, um conta sua história e outro traz uma coletânea de discursos feitos por ex-presidentes da Casa.

O presidente não deixou de ressaltar os fatos mais recentes da Assembleia, enfatizou os debates que estão sendo realizados com a população, para a realização da reforma administrativa. " Al está cada vez mais viva, produtiva e autônoma. Esse Parlamento não foge à luta e continuará empenhado em construir o Mato Grosso que a população merece".

Ao final da fala, um vídeos institucional mostrando o processo de mudança da AL foi exibido ao público. Participam da solenidade deputados, governadores e personalidades dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. (As informações são de Laura Nabuco, repórter do GD).
(Atualizada 11:33)  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos