(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

MEIO AMBIENTE: O mês dos incêndios


12-08-2015 12:59 - YURI RAMIRES

Três incêndios de média proporção foram registrados ontem na Baixada Cuiabana, um deles atingiu a área verde ao lado da pista do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Esta seria a quarta vez no mês que os bombeiros tentam controlar o foco de queimadas no local.

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 170 homens, entre eles alunos da corporação estavam atuando no combate às chamas no aeroporto. A causa do incêndio ainda é desconhecida pelas equipes.

Porém, todo ano ocorrências como essa já são esperadas. Há pouco mais de um ano, o mesmo local foi alvo de um incêndio, só que desta vez o fogo estava perto da pista de pouso/decolagem.

“Este é o quarto dia que estamos combatendo o incêndio de médio porte, desta vez perto da pista, mas boa parte da área verde já pegou fogo neste mês”, disse o tenente Teodoro.

Ao todo foram utilizados três veículos com mais de 100 mil litros de água para conter o fogo, que até o final da tarde não tinha sido controlado por inteiro. Conforme o tenente Teodoro, as maiores chamas foram controladas e restaram apenas os pequenos focos.

A Infraero informou ao DIÁRIO que a situação começou a ser apaziguada por bombeiros do aeroporto e em seguida do Estado. Apesar da grande quantidade de fumaça e de chamas, que foram se alastrando com o vento, os serviços do aeroporto não foram suspensos.

Apesar da afirmação da administração do local, a reportagem flagrou ao menos dois aviões dando voltas no céu de Várzea Grande, talvez aguardando autorização para pouso, mas isso a Infraero não confirmou, reafirmando que nenhum serviço foi alterado ou suspenso.

O outro incêndio registrado pelos bombeiros foi em uma área verde próxima à Avenida República do Líbano, em Cuiabá. Lá, o fogo se alastrou no começo da tarde e uma viatura com cinco homens especializados em ações ambientais foram combater às chamas.

Segundo o comandante dos Bombeiros, tenente-coronel Ruberval Alexandre de Barros, a guarnição que atendeu a ocorrência conseguiu controlar o fogo sem nenhum problema e, em seguida, foi somar forças com as equipes no aeroporto.

“Nesse período de seca, é importante que as pessoas tomem cuidado com incêndio nessas áreas de risco, onde a vegetação é predominante. Ainda não sabemos as causas, mas quase sempre é criminoso, é alguém que joga uma bituca de cigarro ou algo do tipo”, lembrou Barros.

O comandante ainda lembrou que outra área verde, no Coxipó, também pegou fogo, mas até o final da tarde ele não tinha informações sobre a situação.

Ainda na tarde de ontem, reportagem foi informada sobre um incêndio no Parque Bernardo Berneck, em Várzea Grande, mas no local não havia mais indícios de fogo e os Bombeiros não confirmaram o chamado para atender qualquer ocorrência no parque.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos