(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Ministro da Fazenda ´dá cano´ em governadores e fórum vira disputa política para filiação de Pedro Taques


10-08-2015 11:57 - Janaiara Soares

O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy que havia confirmado presença no segundo encontro do Fórum de Governadores Brasil Central que aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), no Palácio Paiaguás, não compareceu e governadores aproveitaram a estada em Mato Grosso para formalizar convites de filiação ao governador Pedro Taques (PDT), durante coletiva de imprensa.

Para os governadores, a ausência de Joaquim Levy não fez nenhuma diferença, porém, consideraram no mínimo deselegante sua atitude de não comunicar oficialmente sua falta. “Ele me confirmou que viria, e disse com convicção que queria participar, com certeza houve um imprevisto que o impediu de chegar, mas não faltará oportunidades”, disse o governador Pedro Taques, tentando amenizar a situação.

O ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger pregou que neste momento de crise a união dos Estados é importante para o desenvolvimento de cada unidade federada e também para garantir a governabilidade do país nesse período de turbulência.

“Este Fórum é uma estratégia de desenvolvimento nacional, produtivista e capacitadora. Ninguém está imune às crises, mas ela deve ser enfrentada com criatividade, debate, participação democrática da sociedade e buscando criar uma série de outras oportunidades”, explicou o Mangabeira.

RODIZIO DE CONVITES


Em meio as perguntas sobre o Fórum, indagado sobre qual seria a participação do governador Pedro Taques dentro do PSB se por acaso ele se filiasse a legenda, o governador Rodrigo Rollemberg do Distrito Federal, aproveitou para reforçar o convite ao pedetista.

“O Pedro Taques é hoje um dos quadros políticos dos mais expressivos do país. Tem se destacado bastante e seria uma honra para qualquer partido deste país ter em seu quadro o governador Pedro Taques, nós do PSB formalizamos esse convite porque entendemos que ele tem todas as qualidades dos políticos da nova geração que estão construindo uma nova forma de fazer política”.

Rollemberg porém declarou que essa decisão é de caráter pessoal, e deve ser respeitado o tempo que ele precisar para se decidir, “Tenho convicção que qualquer seja o partido que ele optar, Taques desempenhará um papel de liderança muito forte, para nós seria uma alegria”.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), aproveitou para relembrar que os tucanos já fizeram convites de filiação a Taques e aguardam a decisão do governador. “Queria dizer que, nesta Mesa, somos dois, eu e o Reinaldo Azambuja [governador de Mato Grosso do Sul] do PSDD. Queremos, juntos, reformular o convite para que o Pedro Taques se filie ao PSDB também”, disse.

Para não perder a oportunidade o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, também aproveitou o momento para convidar Taques a se filiar ao PMDB. “Se me permitem um aparte, vou quebrar o protocolo também. O Marconi está junto com o Azambuja. Do PMDB, estamos eu e o Confúcio [Moura, governador de Rondônia], além do ministro Magabeira Unger, e quero aqui convidá-lo para ingressar no nosso partido, o PMDB, que é um partido de bons valores. Nós estamos em 3 a 2”, brincou Miranda.

O próximo encontro dos governadores será realizado na cidade de Palmas, em Tocantins no próximo dia 4 de setembro. Em 21 de outubro o Fórum deverá se reunir em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos