(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Pães e refrigerantes provocam epidemia de diabetes entre índios de MT


10-08-2015 11:39 -

Uma reportagem deste domingo (09/08) da Folha de São Paulo demonstra que índios xavantes de Mato Grosso, da aldeia Sangradouro, enfrentam uma epidemia de diabetes devido ao consumo exagerado de doces, pães e refrigerantes.

A matéria foi realizada por Lucas Reis que visitou a aldeia Sangradouro acompanhado do fotografro Marlene Bergamo/Folhapress e acompanhou de perto uma cerimônia indígena que seria para manter a tradição indígena e que na verdade foi uma espécie de banquete onde os índios se fartaram de comer pães,doces e refrigerantes.

Em função desses distúrbios alimentares aumentou consideravelmente o número de índios com diabetes e que é pior até mesmo crianças são atingidas. Vale dizer que o maior culpado por essa inversão de valores dos índios que antes se alimentação de caça e pesca foi o ‘homem branco’.

O contato com a ‘civilização’ fez os índios regredirem e hoje enfrentam problemas mais sérios do que os brancos. Como eles comem exageradamente guloseimas é claro que a tendência de um quadro diabético é maior ainda; mas hoje também tem crianças diabéticas até mesmo entre os brancos.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos