Várias caixas de lixo hospitalar foram encontradas no Centro de Administração e Distribuição de Medicamentos (Cadim), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Alguns materiais estavam espalhados pelo chão. O flagrante foi feito por membros da Comissão de Saúde de Várzea Grande, na terça-feira (6). A prefeitura do município alegou que o material encontrado não era lixo hospitalar.
"Encontramos ampolas vazias, agulhas usadas e outros materiais hospitalares também que não haviam sido ultilizados estavam nas caixas. Também encontramos comprimidos vencidos, luvas descartáveis, gazes junto das caixas", disse a presidente da comissão, vereadora Sumaia Leite (SD).
Segundo ele, algumas caixas estavam com etiquetas e que algumas pertenciam aos municípios de Cuiabá, Sorriso e Tangará da Serra.
Além dessas caixas, no local havia descarte de material cortante .
Os materiais estavam espalhados pelo chão e junto com outros medicamentos que já estavam vencidos. A comissão deve terminar o levantamento dos materias até a próxima semana.
Ainda no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos, no mês passado, duas toneladas de medicamentos vencidos foram identificadas. O caso está sendo investigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Os remédios fora do prazo de validade estavam não só no Cadim, mas também no Centro de Zoonoses e em postos. Eles foram localizados durante vistoria da Secretaria Municipal de Saúde.