(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Defensora constata falta de médicos em unidades de saúde de Cuiabá


03-08-2015 10:35 -

A Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Instituição, Silvia Maria Ferreira, visitou mais duas unidades de saúde de Cuiabá ao longo desta semana. As visitas técnicas, realizadas por determinação do Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, ocorreram na Policlínica do Bairro Planalto e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morado do Ouro.

Na primeira delas, a Defensora constatou que, embora a unidade tenha retornado ao atendimento 24 horas, conforme ansiava a população, o quadro médico do setor de pronto-atendimento é insuficiente para atender a demanda. "Hoje, existe apenas um clínico-geral e dois pediatras na escala, sendo que o necessário seria, no mínimo, seis clínicos".

Além disso, o ambulatório possui duas equipes multidisciplinares de saúde mental, no entanto, apenas uma está completa. São quatro clínicos-gerais com especialização em psiquiatria para as duas equipes, mas apenas um assistente social, um psiquiatra e um psicólogo.


"Mesmo com a reinauguração e troca de macas, escadas e cadeiras de roda, permanecem problemas estruturais como falta de portas e banheiros com defeito. Além da falta de computadores e rede de internet precária. Hoje todo o atendimento da unidade é feito de forma manual", pontuou a Defensora.

Já na UPA da Morada do Ouro, Silvia Ferreira certificou que alguns problemas encontrados na última vistoria, realizada no ano passado, foram solucionados, como a falta de porta na sala de internação, do vidro da recepção e de vários medicamentos, restando apenas a regularização do estoque de benzetacil.

"O quadro médico, por sua vez, embora tenha aumentado, ainda é insuficiente para atender a demanda e a alto clave permanece quebrada, obrigando a unidade a esterilizar os materiais na policlínica do Pascoal Ramos, que também funciona de forma precária e atende várias unidades", ressaltou a Defensora.

A partir das vistorias, Silvia Ferreira irá oficiar a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde solicitando informações e providência quanto aos problemas constatados nas duas unidades. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos