(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SAMU Estadual (192): dribla dificuldades e executa serviços brilhantes na Saúde Pública


30-07-2015 13:23 - Jaqueline Siqueira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) é um programa que tem por finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica e de saúde mental da população.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde a região metropolitana conta com 10 ambulâncias sendo: 8 em Cuiabá/Várzea Grande, 1 em Poconé e 1 na cidade de Chapada dos Guimarães, que realizam em média 2.400 atendimentos mês. Cuiabá é responsável ainda pela regulação dos atendimentos nos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Cotriguaçu e Juína.

A frente do SAMU desde o dia 16 de junho o Tenente Coronel Vicente Manoel de Deus, servidor de carreira da Segurança Pública e com experiência em Administração o TEN.CEL que já atuou no extinto Siate – Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência no Estado, que deixou de existir com a entrada do SAMU.

De acordo com as informações do novo diretor, o quatro do SAMU na capital atualmente é composto por 22 servidores de carreira do SUS Estadual e 79 Comissionados.

A valorização do servidor está sendo trabalhada, de acordo com o Ten.Cel Vicente, promovendo o reconhecimento das habilidades e agregando valores a direção participativa. Outra mudança promovida também é que passam a ocupar cargos em comissão dentro do SAMU servidores de carreira. As mudanças ainda segundo o diretor não foram radicais, mas surtiram efeito e já é possível mensurar.

Outras melhorias também já estão sendo sentidas pelos trabalhadores, em aproximadamente 15 dias da nova gestão, novos coturnos e uniformes para as equipes estão chegando, o diretor informou ainda que está foi montada uma equipe para trabalhar os andamentos dos processos, uma espécie de Núcleo Sistêmico dentro do SAMU. “Entendemos ser necessário esta equipe formada por servidores de carreira, com conhecimento, para que as demandas tenham resolutividade”.

Atualmente o diretor realiza um trabalho maior de fiscalização em conjunto com sua equipe, e adianta que possui um “caderninho” com as prioridades que irá implementar. “Vimos à necessidade do alojamento por gênero, renovação da frota e assim, analisando, conversando e acima de tudo ouvindo as demandas trazidas pelos trabalhadores vamos ajustando as necessidades e as prioridades”, explicou.
Mas as mudanças no SAMU não ficam restritas apenas a forma de condução mais também as localização e espaço físico, de acordo com informações do TEN.CEL Vicente, a previsão é que o Serviço passe a operar ainda no primeiro trimestre de 2016 no 2º Piso do Antigo Hospital Modelo.

O SISMA entende que as melhorias já observadas em pouco tempo de gestão do Ten. Cel Vicente são imprescindíveis para o atendimento digno a população da capital. O SAMU Estadual precisa urgente de novas viaturas, novos equipamentos, novos EPIs, reforma das unidades físicas, e concurso público para oportunizar a efetivação de servidores de carreira na atuação de tão belo trabalho. “Na última sexta-feira (24.07) precisei dos serviços do SAMU para socorrer minha mãe com quadro de hipoglicemia, em menos de uma hora minha mãe em pós-operatório foi restabelecida em casa pela equipe, que contou com o atendimento de duas enfermeiras e um condutor da ambulância, PARABÉNS ao SAMU ESTADUAL que mesmo com as dificuldades realizam brilhantemente o trabalho de salvamento”, destacou Oscarlino Alves, presidente do Sindicato.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos