(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

ABANDONADO: Vistoria apontaque situação noAdauto está pior


22-07-2015 10:31 - DANTIELLE VENTURINI

 Mais uma vez o Centro Integrado de Apoio Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, localizado na região do Coxipó, em Cuiabá, foi alvo de uma vistoria da Defensoria Pública do Estado que apontou que a situação da unidade está ainda pior. O  centro, que é a porta de entrada para o atendimento psicossocial no Estado, tem problemas crônicos que são denunciados há alguns anos e já não recebe mais pacientes em função da falta de estrutura e investimentos.

A defensora Silvia Maria Ferreira, responsável pela vistoria, afirmou que o estado da unidade é assustador. Foram identificados vários problemas entre a falta de médicos, medicamentos, estrutura  danifica, problemas elétricos e sanitários que colocam em risco a vida dos profissionais e pacientes. “Realmente os problemas são muito graves e crônicos. O local não oferece condições mínimas de assistência à
saúde dos pacientes e nem mesmo de trabalho aos profissionais”.

Foi constatado problemas graves como, por exemplo, não há cama para todos os paciente e muitos tem que dormir em colchões no chão. Na ala feminina há apenas um banheiro com chuveiro instalado pelos próprios funcionários. No refeitório, que não possui laje e é coberto com telhas de zinco, sempre que chove ocorre infiltração. O setor administrativo é insalubre, com problemas nas paredes e pouca iluminação. Segundo a defensora, a unidade tem problemas sérios em relação à rede elétrica. Inaugurado em 1957, com a última grande reforma realizada na década de 90, a rede é precária e tem sofrido quedas de energia constantemente. Ela explica que em função desse problema no local não tem nem mesmo ar condicionado. “As condições sanitárias são alarmantes e não há o devido acondicionamento térmico”. Falta ainda equipe de manutenção e limpeza, segurança no local, material de expediente e de higiene para os pacientes e, principalmente, medicamentos e insumos.

A defensora afirmou que vai encaminhar o relatório ao governo para pedir providências. Disse que irá visitar as outras seis unidades que compõe o Adauto Botelho. A capacidade total é de 70 leitos. Entre moradores, somados aos pacientes em medida de segurança e judiciais, são 56 leitos ocupados.

OUTRO LADO- A Secretária de Estado de Saúde afirmou que não recebeu o relatório e não vai se manifestar.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos