(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Servidores do SUS Estadual debatem e aprovam propostas do Governo


21-07-2015 10:01 - Jaqueline Siqueira

Os servidores do SUS Estadual debateram em Assembleia Geral ao longo desta segunda-feira (20.07), em diversos pontos do estado, as propostas apresentadas pelo Governo de MT frente às reivindicações prioritárias da categoria. A deliberação pela aprovação foi tomada após intenso debate e esclarecimento de dúvidas apresentadas trabalhadores.

Para dar maior amplitude ao debate são realizadas simultaneamente Assembleias na capital e interior, sendo 3 em Cuiabá (Cermac, Ciaps Adauto Botelho e SES – Nível Central) e no interior 19 (15 ERS e 4 Hospitais Regionais), totalizando 41 momentos de debates.

Em todas as assembleias, tanto na capital como no interior, foi feita a leitura na íntegra do documento encaminhado pelo Governo, Ofício 941 que trata da Proposta para efetivação das reivindicações prioritárias da categoria da Saúde. Após a leitura e explanação de cada item foi aberta palavra aos servidores presentes, que participaram ativamente tirando dúvidas e fazendo ponderações relevantes.

A grande dúvida levantada pelos trabalhadores foi quanto aos prazos para efetivação das propostas feitas pelo Executivo. O presidente do Sisma, Oscarlino Alves frisou que no documento enviado pelo Governo todas as necessidades são definidas para início imediato.

“Todas as ações estão com prazo descrito como imediato, porém para que elas possam realmente ser concretizadas, existem necessidades e são essas necessidades que iremos esmiuçar no Acordo Coletivo que será assinado e registrado em cartório, como garantia. O Sindicato estará atento e acompanhando cada ação”, explicou.

[foto2]

Outro grande questionamento foi em relação a modalidade do Concurso e número de vagas para o cadastro de reservas. O presidente disse que a modalidade será debatida ainda, sendo que a confecção do edital ficará a cargo da empresa contratada pela execução do certame. Quanto ao número de vagas para o cadastro de reservas ele informou que é um item que o sindicato irá debater com o Governo e trazer para a base. “Fica estabelecido o diálogo aberto e democrático como foi feito desde que a atual diretoria foi empossada, mantendo os canais oficiais de comunicação do Sindicato sempre atualizados. Todas as informações serão postadas no site e divulgadas por meio de redes sociais (facebook e whatsApp)”, garantiu.

O dirigente afirmou ainda que no Acordo Coletivo, que será confeccionado irá conter todas as ponderações relevantes como prazo e demais detalhes necessários para o cumprimento de cada um dos 7 itens elencados na proposta. “É um momento de construção, de avanços que a muito necessitávamos. Abrimos um importante canal e agora é necessário trabalharmos em conjunto para efetivar cada um dos pontos prioritários da lista de reivindicações”, analisou o sindicalista.

[foto3]

Oscarlino destacou ainda que o Sisma abriu processo concorrencial para orçar a contratação de empresa com qualificação técnica e credibilidade para trabalhar as questões relacionadas com as condições insalubres das unidades de Saúde do estado no que tange as condições de risco e fazendo a perícia técnica. Atualmente a SES e a SEGES não possuem equipe de Saúde e Segurança no Trabalho para realizar esse trabalho e isso vem gerando demanda reprimida considerável e problemas na vida funcional dos trabalhadores de carreira.

Frisou também que a contratação ou não da empresa para realizar os estudos e trabalhos necessários será aprovada pelos trabalhadores em Assembleia. “A Diretoria Executiva busca traçar diversos cenários para tomada de decisões que visam garantir os direitos dos servidores”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS:

CERMAC

CIAPS ADAUTO BOTELHO

SES - NÍVEL

CENTRAL INTERIOR

 


 

Galeria


Deixe Seu Comentário


Links rápidos