(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

VÁRZEA GRANDE: Câmara convoca secretário de Saúde


17-07-2015 10:58 - Fernanda Escouto

Após a denúncia feita sobre o vencimento de mais de 400 mil medicamentos, que não foram distribuídos na gestão do prefeito cassado de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB), o atual secretário de Saúde Cassius Clays foi convocado para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal. Ainda sem data a convocação.

O presidente da Câmara Jânio Calistro (PMDB) afirmou que o secretário terá que explicar mais sobre os medicamentos vencidos, que estão guardados no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim/VG). Estima-se um prejuízo maior do que R$1 milhão.

“Não temos outra coisa a fazer senão convocar o Cassius Clays para vir explicar a situação e como irá fazer para solucioná-la. Agora, ficar apenas apontando dedo e culpando a gestão anterior, não resolve o problema”, destacou Calistro, que ainda se mostrou revoltado com a inoperância do Conselho de Saúde do município. “Tantos anos se passou e o Conselho não se posicionou a respeito”, completou.

Entenda o caso

Mais de 400 mil medicamentos vencidos, que estão guardados no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim) de Várzea Grande, serão descartados por meio de incineração. A atual gestão sob o secretário de Saúde, Cassius Clays, esclareceu que os remédios foram adquiridos entre 2013 e 2014, não foram distribuídos e acabaram vencendo, também na gestão passada sob a responsabilidade do prefeito cassado Walace Guimarães (PMDB).

No mesmo período, pacientes que procuravam unidades de saúde da rede pública chegaram a denunciar a falta de diversos medicamentos que deveriam ser fornecidos nos postos de saúde.

Na lista dos medicamentos vencidos, tem até Curosurf, remédio usado para tratamento de recém-nascidos prematuros com Síndrome de Desconforto Respiratório (SDR), que custa em média R$ 750. Nos lotes também tem psicotrópicos carbamazepina, fluconazol e vários tipos de sondas usadas para nutrição. O centro de armazenamento de remédios ficam em outro local separado da Secretaria Municipal de Saúde. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos