(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Técnicos tentam convencer deputados a retirar emendas da LDO; oposição ameaça obstruir


16-07-2015 14:48 - Da Reportagem Local - Laíse Lucatelli // Da Redação - Ronaldo Pacheco

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (16), técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e da Comissão de Fiscalização de Acompanhamento de Execução Orçamentária (CFAEO) estão conversando individualmente com os deputados estaduais sobre as emendas apresentadas por cada um.

Os deputados estaduais Wilson Santos (PSDB), líder do Executivo na Casa, e Dilmar Dal’Bosco (DEM), presidente da CCJ, fazem a explanação política de cada caso. No diálogo, são especificados os motivos que supostamente tornam ilegais ou inexeqüíveis as emendas a serem retiradas ou rejeitadas.

“Emendas rejeitadas em plenário da Comissão [de Fiscalização da Execução Orçamentária] não têm como serem reaproveitadas. O que foi rejeitada, já era”, alertou Dilmar Dal’Bosco.

Os deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PR), Zé Carlos do Pátio (SDD) e Zeca Viana (PDT) não concordam com a forma de encaminhamento. Eles criticaram o líder Wilson Santos por mudar “as regras do jogo” após a aprovação da LDO, em primeiro turno, nesta quarta-feira (15). Na Tribuna, Santos agradeceu aos colegas quanto a abertura para discussões e defendeu que o diálogo garante a LDO 'aperfeiçoada' e 'aprimorada'. "Temos um espaço para dirimir dúvidas", finalizou.

“O que me revoltou e a alguns colegas foi a forma como o líder do governo conduziu as conversações. Fizemos acordo... tanto que a LDO foi aprovada, em primeira votação. Na Comissão de Fiscalização, mudou tudo, porque Wilson tumultuou”, argumentou Zeca Viana.

No total, foram 124 apresentadas à LDO para o ano que vem. Pelo crivo da CCJ, passaram 76 propostas, enquanto na CFAEO foram apenas 57. A reportagem do Olhar Direto apurou que, por conta do arrocho na busca pelo equilíbrio fiscal, o Palácio Paiaguás deseja que sejam inseridas menos de 20 emendas à LDO para 2016.

Por volta das 11h40 de hoje, o presidente da Casa de Leis, deputado Guilherme Maluf (PSDB) requisitou a suspensão da sessão, por dez minutos, e solicitou reunião com os parlamentares. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos