(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Diretoria do Sisma estreita diálogo com Governo


07-07-2015 13:43 - Jaqueline Siqueira

Os dirigentes do Sisma foram recebidos na tarde de ontem (06.07) pelo secretário chefe da Casa Civil, Dr. Paulo Taques mostrou-se aberto ao diálogo e garantiu empenho para cumprir a lista de reivindicações da Saúde. “Não vejo dificuldades em firmar compromisso para solução dos problemas apontados na lista de reivindicações. Temos trabalhado no planejamento de ações e posso em nome do Governo afirmar que a melhoria da Saúde é um dos nossos principais compromissos e podem contar que o empenho pessoal do chefe da Casa Civil para estas questões”, afirmou.

A categoria da Saúde tem buscado sensibilizar Governo e sociedade civil quanto às necessidades urgentes de melhoria nas condições de trabalho e garantia de serviços à população. Desde dezembro de 2014, ainda na transição para a atual gestão Estadual diversos documentos foram protocolados informando a situação caótica da pasta. Os trabalhadores paralisaram as atividades no dia 02 de junho realizando junto à sociedade um momento de esclarecimento sobre as atuais condições na Saúde. Em nova assembleia a categoria aprovou o indicativo de Greve que tem início na próxima terça feira (14.07).

O presidente do Sisma, Oscarlino Alves abriu o diálogo pontuando ao secretário chefe as ações do Sindicato desde a posse da atual diretoria e repassando os anseios e as necessidades dos trabalhadores da Saúde para prestar atendimento digno e de qualidade a população usuária de todos os servidos do SUS. O presidente do Sisma salientou ainda que o Sistema Único de Saúde vem sofrendo com o desmonte nacionalmente, e que Mato Grosso não foi diferente.

Foi apresentado ao Governo boletim fotográfico das unidades da Saúde, Escritórios, TFD, Hospitais, dentre outros, que demonstram as atuais e precárias condições materiais que se encontram a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).

Dirigentes e Executivo debateram a pauta de reivindicações da categoria que contém 17 itens. Paulo Taques se mostrou espantado e muito receptivo, demonstrando entendimento em relação às solicitações dos trabalhadores da Saúde e assinalando que as mesmas são legítimas e plausíveis de resolução por parte do Governo.

[foto2]

Os membros da diretoria narraram várias situações de inconformidade no SUS Estadual, tais como as tomadas de decisões unilaterais pelo Executivo, que não leva para o debate junto ao Conselho Estadual de Saúde ações como o aditamento do Contrato de Gestão com a Organização Social de Saúde (OSS) São Camilo, de Rondonópolis e a intervenção no Hospital Regional de Sorriso, ocorrida no dia 9 de junho, e posteriormente a entrega da gestão da unidade hospitalar ao Consórcio Intermunicipal do Teles Pires.

“O Governo tem seu poder discricionário na tomada de decisões, mas o SUS possui a particularidade no modelo participativo e democrático, respaldado na Constituição Federal e Leis 8080 e 8142/90, que não vem sendo respeitado”, pontuou Oscarlino.
Os modelos de gestão da Saúde que vem sendo cogitados e estudados pelo atual Governo já fracassaram no passado, a exemplo das OSS que devolveram 5 (cinco) unidades ao Estado completamente sucateadas e com déficit de mão de obra qualificada, situação que permanece e vem prejudicando a eficiência na prestação de serviços.

O fato dos trabalhadores da Saúde não reivindicarem em seus documentos questões salariais causou grande surpresa ao representante da Casa Civil. Os pedidos da categoria são focados nas condições de trabalho e concurso público.
Após quase duas horas de conversa, Dr Paulo Taques mostrando habilidade de negociação se prontificou em levar as reivindicações da Saúde em caráter de urgência ao governador. O resultado desta negociação será apresentado nos próximos dias a categoria.

A diretoria do Sisma priorizou os seguintes pontos de reivindicação:

  • Realização do Concurso Público;

  • Cronograma de Obras/Reformas e aquisição de mobiliários;

  • Regularização da Aposentadoria Especial na Saúde (25 anos em condições insalubres);

  • Regularização dos Processos de Insalubridade, Plantões e Adicional Noturno;

  • Regularização da situação dos Fiscais Sanitários;

  • Regularização Fundiária/ Doação do Terreno da Sede do Sisma em Cuiabá.

Participaram desta reunião também a vice-presidente, Tatiana Neves (Cuiabá – Ciaps Adauto Botelho), o tesoureiro do Sindicato, Sergio Matsuoka (Cuiabá – Vigilância em Saúde) e os diretores sindicais, Vinicius Bello (Cuiabá – Patrimônio), Fernanda Bello (Cuiabá – MT Hemocentro), Maria de Fátima Almeida (Cáceres), Ângela Maria Sales (Colíder), Sirlene Costa ( 2ª vice presidente - Sorriso), Ana Claudia Machado (Cuiabá – Nível Central) e Célia Cristina de Campos (Cáceres), e ainda os advogados que compõe o Jurídico do Sindicato, Ana Lucia Ricarte, Fernanda Vaucher e Lucas Bernardino.

[foto3]

Para download do Ofício do Sindicato protocolado junto à Casa Civil clique no ícone disponível no topo da matéria.

 

Galeria de Imagens

Galeria

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos