(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

ALTO CUSTO: Pacientes ficam sem medicamentos


02-07-2015 14:22 - DANTIELLE VENTURINI

Há um mês pacientes em tratamento contra o câncer de mama têm enfrentado dificuldades para aquisição de um dos principais medicamentos para o combate da doença na Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá. A aposentada Ana Claudia Ferreira de Lima, 39, faz parte desse grupo. Ela descobriu a doença a cerca de três anos e em fevereiro desse ano teve que mudar o tratamento já que o câncer de mama está em metástase óssea. Ana Claudia precisa do medicamento Xeloda, que chega a custar R$ 2.800 nas farmácias. Uma caixa tem 120 comprimidos, mas a receita médica é para 130 comprimidos. Assim, todos os meses, Ana Claudia precisa de uma caixa e mais 10 comprimidos da farmácia.

De acordo como o filho de Ana Claudia, Jhonathan Inácio Lima, 20, no mês passado quando foi buscar o medicamento na Alto Custo foi informado de que a quantidade não havia em estoque e só conseguiu retirar 50 comprimidos. “Apenas me disseram que já estava em processo de aquisição e que eu deveria voltar em outro momento”.  

Para o mês passado, Jhonathan explica que contou com a doação de um ex-patrão de sua mãe para a aquisição do remédio. “É desesperador, pois ela não pode ficar sem, e a caixa do Xeloda é muito cara, não temos condições de bancar o tratamento”. 

Segundo Jhonathan, sem o medicamento a mãe começa a ter sintomas como tonturas, forte dores de cabeça, enjoos, além de ficar até mesmo impossibilitada de andar e falar em função do cansaço. O jovem explica que procurou a promotoria e protocolou documentos para conseguir ajuda e garantir o tratamento da mãe. “É muito difícil ver minha mãe nessa situação e não poder fazer nada. Por isso estou procurando todos os meios para garantir a ela tratamento e qualidade de vida”.

O jovem explica ainda que esse mês deve retornar a Farmácia para tentar pegar o medicamento. “Como não há um sistema de aviso de quando tem ou não o remédio, eu preciso ficar indo até a Alto Custo na tentativa de conseguir o medicamento”. A Farmá cia de Alto Custo é responsável pela disponibilização de 205 itens aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 147 de responsabilidade de aquisição estadual e 58 pelo Ministério da Saúde. 

OUTRO LADO - Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que no momento o medicamento Capecitabina 500mg (Xeloda) encontra-se com estoque zerado, mas que já possui um processo de aquisição nº 232738/2014 que contempla o medicamento e está em andamento. No entanto não esclareceu
quando o medicamento estará novamente disponível na farmácia.

A SES esclareceu ainda que tem realizado compras emergenciais e já iniciou os  processos de licitação por registro de preço para aquisição permanente de medicamentos. Segundo a SES, no início do ano, o estoque encontrado na Farmácia de Alto Custo era de aproximadamente 40%, sendo que alguns medicamentos dariam para atender os pacientes em um prazo máximo de 30 a 90 dias e não havia nenhum processo de aquisição em andamento ou existente. A secretaria destacou que desde o início do ano, houve momentos em que o estoque chegou a ter 20% do total de medicamentos. Atualmente, o estoque da Farmácia de Alto Custo encontra-se com 67% do seu total. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos