(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Hospitais filantrópicos fazem protesto e denunciam receber somente 60% de seus custos do SUS


30-06-2015 13:36 - Isabela Mercuri

Mobilização para alertar a população sobre o sub-financiamento dos hospitais filantrópicos começou nesta na capital. Faixas foram espalhadas no Hospital do Câncer, Hospital Santa Helena e na Santa Casa de Misericórdia informando quanto a situação.

A presidente da Federação das Casas e Hospitais Filantrópicos, Maria Elisabeth Meurer Alves, afirmou em entrevista ao Olhar Direto que a sociedade precisa saber da situação em que os hospitais estão: “O SUS só paga 60% do que custa um paciente para estes hospitais. Em consequência disso, hoje no Brasil os filantrópicos tem uma dívida de nove bilhões de reais”, afirma.

Segundo Elisabeth, é por este motivo que só no ano passado 40% dos leitos foram fechados, nestes hospitais que “atendem 85% do SUS”. Ela afirma, ainda, que o sucateamento dos filantrópicos acontece há tempos: eles não têm aumento de verba há mais de dez anos.

Hospitais filantrópicos são aqueles que tem que utilizar 60% de sua capacidade de atendimento para o SUS, no entanto, a maioria deles utiliza mais de 90%. Eles são mantidos parcial ou integralmente por doações e seus resultados financeiros devem ser revertidos exclusivamente ao custeio de despesa de administração e manutenção.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos