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HUJM realiza mapeamento de processos do Laboratório de Análises Clínicas, identifica gargalos e reduz custos


29-06-2015 10:36 -

 As mudanças nas rotinas de trabalho no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) reduziram os custos do setor. No primeiro quadrimestre de 2015, o Setor de Avaliação e Controladoria do HUJM realizou a análise da execução orçamentária 2014 para identificar os grupos de despesas que apresentavam maior impacto no caixa do hospital. Em seguida, através do levantamento dos macroprocessos, foram verificados os custos e identificados os gargalos do Laboratório de Análises Clínicas.

A chefe do Setor de Avaliação e Controladoria do HUJM, Roberta Patrícia Ferreira, explica que as atividades de Acompanhamento de Gestão têm por objetivo atingir metas institucionais relacionadas à economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. Como resultado desse trabalho, conforme Roberta, "houve economia nos novos processos de aquisição de reagentes e testes atrelados a equipamentos no regime comodato para realização de exames, através da adequação das especificações técnicas e quantitativos definidos com base na análise da demanda".

Além disso, estabeleceu-se um fluxo para dar efetividade nos processos de envio de exames referente à notificação compulsória ao MT Laboratório/LACEN, que representa mais de 25% dos custos com exames terceirizados para Diagnósticos de Apoio pelo HUJM, com isso estima-se redução de custos na mesma ordem. Empregada pública contratada pela Ebserh em outubro de 2014, Roberta cita como exemplo a divulgação da Nota Técnica nº 13/2013 (DEVEP/SVS/MS) do Ministério da Saúde referente à recomendação para não realização de exame de rotina no pré-natal para rubéola em gestantes junto ao corpo clínico do HUJM, que impactou na redução de realização desses exames em 48% no período de janeiro a abril de 2015, com consequente redução de custos.

De acordo com o Superintendente do Júlio Müller, Francisco Souto, esse custo ocorre, às vezes, pela falta de informação. O profissional está acostumado a uma rotina que é executada há anos e, às vezes, ele não foi estimulado a rever os processos e verificar se era possível melhorar. "Nós temos a intenção de estender essa controladoria para a área assistencial de forma que haja um controle da qualidade do nosso atendimento. Queremos trabalhar com eficiência e economicidade. Alcançar essas metas, muitas vezes não é fácil e a Controladoria é uma ferramenta para isso", frisa Souto, observando que a atuação do Setor de Avaliação e Controladoria no Laboratório foi estimulada pela Superintendência, assim como ocorrerá na Farmácia Hospitalar, onde há preocupação com os altos gastos.

Na avaliação dos processos dentro do Laboratório foram feitas as análises de custos, documental, orçamentária, além do levantamento dos macroprocessos. A farmácia do HUJM está passando pelo mesmo levantamento. "Na Farmácia, por exemplo, o impacto orçamentário com compras de medicamentos é grande, pois os valores são altos. Analisar os processos e identificar forma de otimizá-los certamente contribui para redução de custos, trazendo impacto positivo ao orçamento", pontua Roberta, que enfatiza o apoio recebido do Superintendente Francisco Souto e do Gerente Administrativo do HUJM, Cassiano Falleiros, na realização desse trabalho.

"Sem o apoio e o entendimento da importância do acompanhamento das atividades de gestão por parte da alta governança não seria possível desenvolver esse trabalho" e destaca que a disponibilização de equipe multiprofissional foi essencial – formada pela biomédica Amanda Colichio, empregada pública contratada via Ebserh, pela biomédica Dra. Inês Stranieri e pela enfermeira Kellen Anunciação, ambas servidoras públicas do Regime Jurídico Único da UFMT.

O trabalho desenvolvido no Júlio Müller foi apresentado para o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto, durante sua apresentação oficial aos Hospitais Universitários via vídeo conferência. Neto elogiou o trabalho desenvolvido no HUJM, que teve "esse olhar em termos de boa aplicação do dinheiro público e a boa gestão". A Diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Liliane Marlene Michel, também cumprimentou o HU, elogiando a Controladoria que está ligada à Gerência Administrativa e realizou esse trabalho integrado à área assistencial. "Essa questão da Gestão Integrada contribui na otimização dos processos e, consequentemente, na redução de custos, mantendo a qualidade do serviço", ressalta Jeanne.

"O caminho a percorrer é muito grande. Mas a gente está construindo alguma coisa e quando isso é reconhecido a gente fica satisfeito", afirma o superintendente do HUJM.


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