(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

AGENDA SINDICAL: Sisma visita regional de Colíder no dia 23 de junho e promove debate


24-06-2015 13:50 - Jaqueline Siqueira

A equipe formada pelo presidente do Sisma, Oscarlino Alves, pelo advogado, João Vaucher e pelo gerente Administrativo do Sindicato, William Borges estiveram nesta terça feira (23.06) na cidade de Colíder debatendo junto aos servidores do hospital e escritório regional os pontos de pauta da Assembleia Geral que será realizada nesta sexta feira (26) e ouvindo as demandas dos trabalhadores. Os debates em conjunto com a categoria buscam promover o diálogo reflexivo para fortalecer a base trabalhadora e fomentar o momento preparatório para a Assembleia Geral da Saúde.

Os trabalhadores discutiram previamente os seis pontos de pauta da Assembleia, sendo eles: a Tomada de Decisões unilaterais por parte da Gestão sem a consulta prévia ao Conselho Estadual de Saúde, a realização do Concurso Público, os modelos de Gestão Hospitalar em estudo pela Gestão da SES/MT, o descumprimento pelo Governo da Lei nº 8.278/2004 e Artigo 147 – Da Constituição Estadual e Artigo 37 – Da Constituição Federal, a deflagração de Greve e a permanência em estado de Assembleia Geral.

A equipe de Cuiabá foi acompanhada pelos diretores regionais Everaldo e Ângela em todas as reuniões, onde os trabalhadores debateram a atual conjuntura da Saúde no estado, levantando os problemas e a situação precária vivida no Hospital de Colíder, que está sob intervenção do Estado.

A equipe do Sisma se reuniu ainda com a diretora do hospital, Benedita Leandro, que é servidora de carreira do SUS Estadual e foi designada para estar a frente da Direção da unidade hospitalar em 06 de maio deste ano. [Portaria nº 76/GBSES/2015 DE 06 DE MAIO DE 2015].

Outro avanço nas discussões na regional foi à participação na reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). Essas comissões, que anteriormente eram denominadas Colegiados de Gestão Regional (CGR), são estruturas criadas pelo Pacto pela Saúde, com intuito de qualificar o processo de regionalização no SUS, garantindo o exercício da ação cooperativa entre os gestores nas regiões de saúde, formando um espaço de governança em âmbito regional.

Em linhas gerais tanto os trabalhadores da Saúde como gestores municipais da pasta estão preocupados com a precariedade em que se encontra o Hospital e o Escritório Regional de Colíder e com os problemas de recursos humanos das unidades. “Em linhas gerais este foram os assuntos predominantes em todas as reuniões que participamos. Os Recursos Humanos do Escritório é composto atualmente por 10 servidores para atender aos 6 municípios que compõe a regional. Destes profissionais, um já está pronto para se aposentar e isso tem deixado trabalhadores e gestores locais apreensivos e sem perspectivas positivas, pois o Governo não sinaliza a realização das obras de melhorias nas unidades e nem mesmo a realização de concurso público”, informou Oscarlino. 

GALERIA DE IMAGENS

LEIA MAIS:

AGENDA SINDICAL: Trabalhadores da Saúde e Sindicato debateram no dia 18 em Cáceres as problemáticas para fortalecimento da Categoria

FORTALECIMENTO DA CATEGORIA: Sisma cumpre agenda Sindical junto aos trabalhadores da Saúde em Rondonópolis no dia 17 de junho

FARMÁCIA DE ALTO CUSTO: Decisão garante regularização de estoque
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos