(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Assembleia instala CST para regulamentar resíduos animais


23-06-2015 15:07 -

A Assembleia Legislativa instalou na manhã de hoje (23/06) a Câmara Setorial Temática (CST), designada pelo ato nº 027/15 da Mesa Diretora. A Câmara tem como objetivo estudar e discutir uma proposta de regulamentação da destinação de animais mortos na cadeia produtiva de suinocultura e avicultura.

“Nossa proposta é buscar alternativas para solucionar esse problema regulamentando esse projeto de reutilização desses produtos”, explicou o presidente da CST, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

Nessa primeira reunião, ficou definido que a Câmara vai regulamentar o procedimento para a retirada de animais mortos das propriedades rurais, especialmente, as aves e os suínos, dando a eles a adequada destinação, em Mato Grosso.

“Temos que normatizar cada etapa do sistema de reaproveitamento, fazendo um protocolo de uniformidade para atender todos os setores”, apontou o representante do Crea-MT, João Dias Filho.

De acordo com dados fornecidos pela CST, a Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) se manifestou favorável à normatização de procedimentos para retirada de animais mortos das granjas de aves e suínos, com vistas à utilização em produtos de valor agregado.

“A normatização dessa atividade minimizará, consideravelmente, os riscos ambientais, sanitários e de saúde pública, decorrentes de práticas não padronizadas”, destacou o representante da Acrismat, Custódio Castro Junior.

O deputado Dal Bosco lembrou também que as medidas debatidas na CST poderão proporcionar um incremento à sustentabilidade econômica da cadeia produtiva, gerando mais produtos com valor agregado, tais como: farinhas de carne e ossos, gordura ou óleo animal e fertilizantes.

“Com isso, podemos agregar esses condimentos no adubo orgânico com os restos mortais dos animais. A Assembleia quer contribuir com essa ideia para solucionar o problema garantindo, portanto, saídas de aproveitamento dos resíduos melhorando nossa cadeia produtiva”, apontou o parlamentar.

A composição da Câmara Setorial Temática que vai discutir esse assunto ficou assim definida: João Dias Filho (presidente), André Luis Baby (relator), membros titulares: Custódio Castro Junior, Francisca de Almeida e Mara Jane Lima. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos