(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Governo quer Infovia entre poderes


23-06-2015 13:56 - MARCOS LEMOS

Decidido a unificar a atuação de todos os poderes, o governador Pedro Taques (PDT) reuniu os representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e do Tribunal de Contas de Mato Grosso para discutir a implantação de uma Infovia, sistema que confere mais segurança e agilidade na transmissão de dados, voz e imagem, além de permitir a implantação e ampliação de novos serviços, com redução de custos em alta velocidade em todo Mato Grosso, um Estado de dimensões continentais.

Com custo ainda iniciais estimados da ordem de R$ 400 milhões, mas que poderão ser reduzidos, já que o sistema será único para todos os poderes e órgãos públicos, mas respeitada a integralidade, confiabilidade e segurança de cada um dos dados de cada Poder e órgão, a Infovia de Mato Grosso deverá ter seus custos finais reduzidos justamente porque será feita de forma única para todos os entes públicos.

A ideia é que a Infovia abra perspectivas para que todos os poderes e seus órgãos estejam juntos em unidades únicas espalhadas pelos 141 municípios, otimizando espaço, tempo e custo, além de permitir um melhor atendimento à população.

Todos os poderes e prédios espalhados nos 141 municípios serão conectados por meio de fibras ópticas, o que permite ao governo altas velocidades de transmissão de dados. A expectativa é de se poder implantar a tecnologia 5G já em desenvolvimento na Europa que representa a transmissão de 1 terabit por segundo.

“Precisamos estar em constante evolução e não posso pensar Mato Grosso enquanto Executivo. Acredito e tenho convicção de que o Estado é o Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público e se atuarmos em conjunto iremos reduzir custos, dar transparência máxima à atuação de todos, bem como atender ao cidadão, o que deve ser o princípio de todos”, disse o governador Pedro Taques diante dos presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB); do Tribunal de Contas, Waldir Teis e do Ministério Público, Paulo Roberto Jorge do Prado.

O secretário de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon será o responsável pelo Executivo Estadual e sinalizou que a ideia é andar o quanto antes para que a Infovia seja uma realidade ainda em 2016 e que coloque Mato Grosso em posição de destaque. “Temos que usar essa importante ferramenta para ajudar a governar Mato Grosso e proporcionar políticas públicas de primeiro mundo”, frisou o secretário que pretende, após o entendimento com as equipes de Tecnologia da Informação – TI de cada Poder ou órgão independente, abrir para as consultas públicas e buscar os melhores projetos que deverão levar em consideração uma série de aspectos como as distâncias entre os municípios de Mato Grosso.

“Isto será importantíssimo para o Poder Judiciário que espera através do PJe – Projeto Judicial Eletrônico que irá integrar todo o Poder Judiciário acelerando decisões e ampliando o leque de atendimento para aqueles que vem em busca de socorro da Justiça”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos