(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Presidente da Al abre canal e debate com Sindicato da Saúde que aproveita para protocolar Relatório do I Congresso do Trabalhador


12-06-2015 13:52 - Jaqueline Siqueira

 O presidente do Sisma, Oscarlino Alves foi recebido na tarde de ontem (11.06) pelo deputado, Guilherme Maluf, presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT) e membros da Comissão de Saúde da Casa de Leis. O encontro, agendado pelo trabalhador de carreira do SUS, Paulo Araújo, que atualmente está cedido à AL, possibilitou o debate e protocolo do documento do I Congresso do Trabalhador que norteia as necessidades apontadas e validadas pelos servidores da Saúde.

Oscarlino explica que o relatório traz o sofrimento pelo qual a Saúde Pública de Mato Grosso vem sendo submetida nos últimos 13 anos com o processo de desmonte do SUS, e as diversas dificuldades que o trabalhador é exposto para desempenhar suas atribuições. Entre as principais problemáticas apontadas pelos trabalhadores estão: a precarização das relações de trabalho (com a terceirização), instalações depreciadas, equipamentos e mobiliários depreciados, falta de insumos básicos na rotina de trabalho, mais de 13 anos sem concurso público e alto percentual de absenteísmo (trabalhador da Saúde doente).

A reunião que durou mais de 1 hora possibilitou, segundo o presidente do Sisma, melhor entendimento com o parlamentar. “Esta nova reunião possibilitou refirmar o compromisso feito pelo deputado Guilherme Maluf em ser interlocutor dos trabalhadores da Saúde junto ao Governo. No primeiro diálogo entre parlamentares e trabalhadores feito no dia 02 de junho, durante a paralisação de 24 horas da Saúde, os representantes de cada unidade da SES narrou as dificuldades enfrentadas, e o documento vêm confirmar estas necessidades urgentes”, analisa o presidente do Sisma.

O I Congresso do Trabalhador do SUS da SES/MT realizado no período de 26 a 29 de maio foi um marco na carreira dos trabalhadores da carreira estadual tendo a participação dos servidores em todas as suas etapas, da organização, passando pelo financiamento do evento e finalizando com a confecção do relatório final. “Este grande evento propiciou um novo momento para os trabalhadores do SUS com o debate franco e aberto, com muita discussão e o encaminhamento de propostas e ideias transformar o SUS que temos, no SUS que queremos. Somente o Ministério Público compareceu ao evento e participou ativamente das discussões tanto na abertura no Congresso, como na mesa de discussão proposta. Tudo que reivindicamos são melhores condições de trabalho em todas as unidades que abrigam os quase 4.300 servidores ativos e a devida manutenção e aquisição de equipamentos, mobiliários, insumos e medicamentos para garantir atendimento digno e com qualidade a população que busca os serviços de saúde. É isso que consta no conjunto de reivindicações que passamos as mãos do presidente da AL”, afirmou Oscarlino.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos