(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

SAÚDE ESTADUAL: Servidores da saúde param nesta terça-feira


03-06-2015 12:19 -

Servidores públicos da saúde em Mato Grosso realizam hoje (2) uma paralisação em todas as unidades estaduais em reivindicação por melhores condições de trabalhos. Mais de quatro mil profissionais cruzam os braços nas unidades pela necessidade urgente de melhorias de infraestrutura, aquisição de insumos e medicamentos para garantir o atendimento à população. Durante todo o dia, apenas os serviços de urgência e emergência estarão funcionando de forma plena. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia geral realizada no último dia (29) com a aprovação de indicativo de greve.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma), os atendimentos considerados essenciais serão mantidos parcialmente nas unidades do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, Centro Estadual de Referênciade Média e Alta Complexidade (Cermac), MT Laboratório e MT Hemocentro. Já os trabalhos administrativos realizados no prédio central da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e demais unidades administrativas serão paralisados. A categoria quer um posicionamento do governo do Estado referente a 17 pautas de reivindicação, que incluem a saída das Organizações Sociais de Saúde (OSS), realização de concurso público e aquisição de insumos emedicamentos.

Segundo o presidente do Sisma, Oscarlino Alves,a situação das unidades e as condições a que os trabalhadoressão submetidos são degradantes. “Não temos mais condições de esperar. Precisamos de umposicionamento do governo. As unidades estão todas sucateadas, sem as mínimas condições de trabalho”.

Conforme Alves, a situação é tão grave que os servidores se habituaram a comprar copos, água e até mesmo produtos de higiene. “Temos que tirar do próprio bolso para aquisição de materiais básicos”.

Ele lembrou ainda que as unidades de atendimento estão todas sucateadas e colocam em risco a vida de servidores e da população. “No Hemocentro, por exemplo, a sala de coleta de sangue está toda cheia de goteiras”. (Com informações da repórter Dantielle Venturini, do jornal A Gazeta) 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos