(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Artigos

ARTIGO: Má higienização bucal causa uma série de transtornos


03-06-2015 11:48 - Dr. Juliano Cáceres

Com a correria do dia-a-dia, criamos uma série de prioridades que não incluem hábitos que poderiam evitar uma série de transtornos em nossas vidas. Entre elas está a higienização bucal. Para muitos, com tantos afazeres, chega a ser uma necessidade de terceira categoria quando, na verdade, esta falta de cuidado bucal ocasiona uma série de problemas. Inicia com a cárie, e para quem não sabe ela é uma doença infecto contagiosa, provocada pela ação de bactérias na superfície dos dentes. Surge por meio da má higienização.

Estas bactérias se alojam nos tecidos dentais e os danificam com a formação de ácidos, formando cavidades de tecido amolecido. São muitas as causas que ajudam na construção da cárie, entre alas estão os alimentos cariogênicos que comumente são aqueles carboidratos fermentáveis, os açúcares, uns verdadeiros vilões. Dentre suas principais características estão solubilidade, adesividade e textura.

Os alimentos podem demorar a ser totalmente dissolvidos e eliminados. Frutas e vegetais são os menos prejudiciais, e em 5 minutos são solubilizados. Balas, chocolates e outras guloseimas podem demorar até 40 minutos para que seu açúcar seja totalmente eliminado.

Os alimentos pegajosos, aqueles que grudam mais nos dentes, ficam por mais tempo dentro da boca e nas superfícies dos tecidos dentais, se tornando assim mais prejudiciais. Dentre eles pirulitos, balas e chicletes.Os alimentos com maior textura exigem uma força mastigatória maior e assim maior produção salivar, o que favorece a não fixação e formação de ácidos nos tecidos dentais.

A saliva tem propriedade importante perante tais alimentos. Ela neutraliza a ação dos ácidos e protege a superfície dos dentes. Pacientes que têm a boca seca (xerostomia) tendem a ter mais cáries. Todos os alimentos que estimulam a produção salivar devem ser considerados importantes, pois auxiliam diretamente na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças como a cárie.

Opte sempre pelos alimentos sem ou com pouco açúcar. E sempre faça uma boa higienização e o mais rápido possível após a ingestão de alimentos, para garantir que os ácidos presentes não prejudiquem a sua saúde e a dos seus dentes.

Assim, aqui vai uma dica, para que você possa evitar – os alimentos mais cariogênicos são: chocolate (tipo nescau), "milk-shake", iogurte de frutas, chá/café/leite com açúcar; conservas de frutas, geléias, frutas secas, maçã do amor, frutas caramelizadas; carnes com temperos adocicados, com cremes, molhos; bolos, tortas, pão doce, bolachas; chicletes, refrigerantes em geral, sucos artificiais; pizza, cachorro quente, hambúrguer, todos com 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca doce; Alimentos menos cariogênicos: queijo, iogurte natural, chá/café/leite com adoçante

Tente consumir mais frutas frescas e vegetais; chicletes sem açúcar; agua mineral, refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar. Além, obviamente de manutenções regulares para garantir que sua boca e seu sorriso estejam sempre saudáveis!

Dr. Juliano Cáceres é especialista em Dentística e Estética e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Dúvidas:contato@drjulianocaceres.com.br 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos